GCMs de Pirassununga realizou Estágio de Qualificação Profissional
A Guarda Civil Municipal de Pirassununga realizou o Estágio de Qualificação Profissional (EQP). A programação atende à previsão em acordo de cooperação celebrado em 2021, entre a Prefeitura de Pirassununga e a Polícia Federal, e exige a submissão dos guardas municipais a uma requalificação anual de, no mínimo, 80 horas/aula, distribuídas em atividades práticas e teóricas. Nos meses de novembro e dezembro, os agentes passaram pela qualificação.
A fim de explorar temas relacionados a situações enfrentadas no cotidiano destes servidores, com a cooperação da Polícia Militar, aspectos jurídicos da atuação policial foram explanados sobre ocorrências com armas de fogo envolvendo o CAC (Caçador, Atirador e Colecionador), atendimento a ocorrência de pessoa com comportamento suicida e também a chamadas com evento definido pela Lei Maria da Penha. Durante o programa, através dos Fiscais de Posturas, houve compartilhamento de conhecimentos relacionados à fiscalização, atividade exercida pela GCM desde o início da pandemia, e que otimiza a prestação desse serviço à população.
Pelo núcleo de ensino da GCM de Pirassununga, os guardas atuantes no GOC (Grupo de Operações com Cães) multiplicaram suas experiências sobre as funcionalidades dos cães e o traquejo necessário para maior aproveitamento destes no emprego diário. A equipe de ROMU distribuiu aos colegas seu conhecimento em atividades práticas de abordagem a veículos e busca pessoal, reforçando os procedimentos de segurança para os guardas municipais e indivíduos a serem abordados. Os instrutores de armamento e tiro da GCM, refinaram as ações dos companheiros de ofício quando estas dependerem do emprego de arma de fogo, visto que o EQP prevê o mínimo de 50 disparos de arma de fogo em sua resolução, estes foram realizados em atividades simuladas, promovidas pelos instrutores, aprimorando o relacionamento dos agentes com seus equipamentos e seu adestramento ao teatro de operações.
“O conhecimento técnico, a prática e a atualização de procedimentos são essenciais para diminuir riscos, isso contribui não apenas com a segurança dos guardas municipais, mas principalmente com a segurança das pessoas a quem prestamos nossos serviços”, afirmou um dos guardas municipais que participou do estágio.
Atualmente a Secretaria Municipal de Segurança Pública conta com 63 Guardas Civis Municipais empenhados em, pela confiança, aproximar o munícipe de suas atividades e juntos promoverem um ambiente mais seguro e confortável para se viver.
Núcleo de instrução:
GOC
Pita, Aline, Neto, Ganeo, Versolato
ROMU
Bercke, Carlos, Cesar, Edmilton, Bissaco
ARMAMENTO E TIRO
Alves, Amaro, Boldrini, Lino
FISCALIZAÇÃO DE POSTURAS
Fonte – SSPMP