USP de Pirassununga inicia testes de diagnóstico de Covid-19 para 13 cidades
O campus de Pirassununga da Universidade de São Paulo (USP) iniciou os testes para confirmação de Covid-19 de pacientes suspeitos de 13 municípios, entre eles Porto Ferreira, Mococa, Aguaí, Leme e São João da Boa Vista (SP).
O objetivo é acelerar o diagnóstico da doença e ajudar estes municípios a definir estratégias para evitar a transmissão do coronavírus.
Primeiras amostras
A equipe do laboratório da USP foi treinada de acordo com um protocolo para fazer a análise biológica da mesma forma que o Instituto Adolfo Lutz. As medidas evitam a contaminação do ambiente e das pessoas que manipulam as amostras.
As primeiras amostras analisadas no laboratório adaptado da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) foram coletadas de pacientes atendidos no posto de saúde do bairro Vila Pinheiro, de Pirassununga, que foi a unidade preparada para receber os casos suspeitos da doença.
A parceria da prefeitura de Pirassununga com a USP prevê inicialmente 500 testes. De acordo com o coordenador do laboratório, Heidge Fukumasu, é possível testar até 160 amostras por dia.
“A gente tem capacidade máxima, por enquanto, de atender até 160 amostras por dia. Nós estamos pensando em um prazo de 48h para emitir esses resultados”, explica o coordenador.
Antes da parceria com a USP, os testes de Pirassununga eram feitos somente em profissionais da saúde com suspeita da doença e em pacientes internados em estado grave.
A ampliação no número de testes vai ajudar a traçar estrategias mais precisas para combater o vírus na cidade.
Resultados mais rápidos
A rapidez nos resultados emitidos pela USP também vai beneficiar os pacientes e seus familiares, segundo a enfermeira chefe da Vigilância Epidemiológica, Patrícia Mellario.
“A pessoa ficaria 14 dias em isolamento, então, se ela já souber que não é [Covid-19], ela não vai precisar ficar em casa sem contato com os outros familiares e, se for confirmado, acredito que essa pessoa tomará mais cuidados”, disse a enfermeira chefe.
Covid-19 em Pirassununga
Pirassununga tem um caso confirmado de Covid-19 e 10 casos suspeitos.
A vigilância está investigando uma morte por suspeita desde 4 de abril. O paciente de 61 anos era cardiopata, diabético e hipertenso e deu entrada na Santa Casa de Misericórdia com queixa de dificuldade para respirar. Ele foi medicado, passou por exames e foi encaminhado para a UTI, mas não resistiu.
Foto: Paulo Chiari/EPTV
Por G1 São Carlos