Unidade Sentinela somente com Cartão SUS e comprovante de residência em Pirassununga
Na última quinta-feira (23) a Prefeitura de Pirassununga anunciou, pelas redes sociais, que em razão da procura pela Unidade Sentinela por um grande número de pessoas da região, que não residem em Pirassununga, a Secretaria Municipal da Saúde passaria a exigir a apresentação do Cartão SUS e comprovante de residência para realização dos exames de coronavírus. O prefeito, Dr. Dimas Urban, esclareceu que não será negado atendimento de urgência, mas ponderou que os exames ficarão, de fato, restritos a moradores de Pirassununga.
Ou seja, o atendimento de urgência, direito de todo e qualquer cidadão, está resguardado. Mas o prefeito explicou que a verba recebida pela Prefeitura para casos de Covid-19 está sendo aplicada pesadamente, em testes PCR, já que esses testes são muito eficientes. Isso garante medidas preventivas mais eficientes em Pirassununga, mas se houver atendimento a munícipes de outras cidades, não haverá capacidade para suprir as demandas.
Cumpre destacar que os mesmos exames PCR podem ser contratados por quaisquer outros Municípios junto à USP, já que os Municípios brasileiros receberam verbas específicas de combate à Covid-19. Porém, por serem verbas específicas e enviadas considerando-se a população de cada cidade, o dinheiro é limitado.
No fim de junho deste ano já foram investidos cerca de R$ 170 mil da verba do governo enviada para gerir o combate à Covid-19 em mais de 900 exames PCR; sendo feitos ainda 200 testes rápidos. Em cerca de 20 dias foram cerca de 1.500 atendimentos.
Por isso, evitando-se sufocamento do sistema de atendimento e da realização dos exames, não será colhido material para exame a moradores de outras cidades.
Com informações da Prefeitura Municipal de Pirassununga