Transbordo de lixo domiciliar no Pátio II, interditado pela CETESB, flagrado após denúncia
No final da tarde de terça-feira, 13, nossa reportagem foi alertada de que o secretário de Obras e Serviços, do município de Pirassununga/SP, diante a falta de caminhões coletores de lixo domiciliar teria liberado o uso de Pás Carregadeiras e Caminhões Basculantes para fazer a coleta.
A informação foi confirmada quando nossa equipe fez um vídeo de duas Pás Carregadeiras e de dois caminhões Basculantes deixando o Pátio da referida secretaria, isto por volta das 21h00.
Transbordo
Na noite de quarta-feira, 14, funcionários da Secretaria de Obras e Serviços enviaram imagens para nossa redação, onde um caminhão coletor de lixo domiciliar e um caminhão com carroceria de madeira estariam realizando coleta do lixo domiciliar na zona este da cidade e realizando transbordo (de forma irregular) no Pátio II, o qual, segundo os mesmos funcionários informaram que o local estaria interditado pela CETESB e pelo Ministério Público para tal ato.
O repórter Ademir Naressi se dirigiu ao local onde, num primeiro momento visualizou e fotografou um caminhão Basculante e uma Pá Carregadeira no referido local, assim, permaneceu nas imediações.
Minutos depois, chegou ao local um caminhão coletor fazendo o transbordo, onde na sequencia o lixo domiciliar foi colhido pela Pá Carregadeira e carregado no caminhão Basculante, sendo este deixado o local, indo em direção ao Aterro Sanitário.
Diante a situação, a reportagem acionou a Polícia Militar, bem como a GCM. O policiamento de área, diante a situação acionou a Polícia Militar Ambiental.
Alertados de tal situação, chegou ao local o secretário de Agricultura, o popular “Zóio” e, posteriormente o secretário de Meio Ambiente, José Luiz Moura, o “Zé do Cerrado”.
O secretário do Meio Ambiente, ao ser indagado pela reportagem de tal procedimento, disse que tudo estava correto, porém, na chegada do policiamento ambiental determinou o fechamento do portão de entrada do Pátio II, onde dois caminhões com lixo domiciliar seguiram para o estacionamento da Secretaria de Obras.
O secretário de Agricultura, na tentativa de amedrontar o jornalista, passou a filmar o mesmo, bem como fazendo imagens fotográficas, além de comentários ‘velados’ ameaçadoras, talvez no intuito de fazer com que Ademir Naressi se calasse.
Um boletim de ocorrência foi registrado pela Polícia Militar Ambiental.
De acordo com informações, o local (Pátio II) estaria apenas liberado para pequenos transbordos de inertes tipos entulhos.
Despesas
Este ato, devido a uma gestão desgastada, incorre no consumo excessivo de Óleo Diesel, da utilização irregular das Pás Carregadeiras e caminhões Basculantes, além das horas extras, além de desvios de funções e, o mais preocupante, todos trabalhavam naquele momento sem os EPI (roupas adequadas, luvas, botas, óculos…).
“Quem deveria dar exemplo não dá”, comentou um funcionário que trabalhava no local, o qual pediu para não ter seu nome identificado por receio de retalhações.
A administração dessa prefeitura é totalmente irresponsável, e o A. B motorista de transporte escolar que teve a CNH suspensa porque foi pego bêbado na lei seca???
Não vai responder um P.A????
Vão deixar ele encostado até acabar a suspensão da CNH?
E jow pensa que é fácil fi vai la
E a coleta faz tempo que está precária e os coletores fazem o que podem com as condições que tem ainda mais essa de trabalhar com máquinas retroescavadeira até a hora que um machucar aí a administração da um jeito ou acumula mais precatórios …