Aeronave T-25 da AFA é encontrada; ocupantes não resistiram a queda
A aeronave T-25, da Academia da Força Aérea, município de Pirassununga/SP, usada para treinamento de Cadetes, futuros aviadores da Força Aérea, que era ocupado pelo Capitão Av Rodrigo Alves da Silva, de Japeri/RJ, e Cadete Av Sérgio Branquinho Júnior, de Ribeirão Preto/SP, que faziam voo de treinamento e foram encontrados na Grande Florianópolis nos primeiros minutos do início da tarde deste sábado, 5.
O desaparecimento da aeronave foi comunicado no final da tarde de sexta-feira, 4.
Segundo um funcionário da Prefeitura Municipal de Canelinha, Sílvio Reis, a aeronave T-25, foi destruída pelo fogo. Os corpos dos dois pilotos estavam carbonizados.
Informações não confirmadas dão conta de que a aeronave teria apresentado problemas, onde o comandante do T-25 teria tentado um pouso no mar, porém, não obtendo êxito. Outra aeronave que também participava do treinamento pousou em Florianópolis/SC.
Além dos Bombeiros dos municípios ao redor de Canelinhas, a FAB fez buscas com uma aeronave SC-105 Amazonas e os helicópteros H-36 Caracal e H-60 Black Hawk. Um outro avião participou do treinamento em Santa Catarina e conseguiu pousar em Florianópolis.
Nota Oficial da FAB
A Força Aérea Brasileira (FAB) lamenta informar o falecimento dos dois militares que estavam a bordo da aeronave T-25 Universal da Academia da Força Aérea (AFA) – acidentada na tarde desta sexta-feira (04/11) em Santa Catarina e localizada no final da manhã de sábado (05/11). Os tripulantes realizavam um voo de treinamento.
O Comando da Aeronáutica expressa suas condolências e ressalta que está prestando todo o apoio aos familiares neste momento de pesar. Também informa que investigará o acidente.
Brasília, 05 de novembro de 2022.
Centro de Comunicação Social da Aeronáutica