Fala de vereadores sobre a “Prefeitura estar gastando 3 milhões com software” em 2021
Na última sessão ordinária do Poder Legislativo alguns vereadores sem noção e, sem buscar junto ao Poder Executivo, principalmente junto ao secretário de Finanças, Luiz Montagneiro, informações sobre a compra de software, falaram e falaram coisas irreais e sem nexo, abaixo nossa reportagem traz exatamente o que será investido e a forma de investimento, bem como os motivos estão levando a tomar tal medida.
Nesta quarta-feira, 31, o secretário de Finanças, estará participando do programa A Voz do Povo, da Rádio Piracema FM – 94,7 de Pirassununga/SP, a partir das 11h00.
Do objeto
1 – A Prefeitura não está gastando 3 milhões este ano. A Prefeitura vai investir 30% deste valor nos trabalhos em 2021. O restante do contrato será pago à LONGO PRAZO, nos próximos anos;
2- A Prefeitura não está contratando um software. A Prefeitura está contratando uma COMPLEXA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS com algumas finalidades:
A) Incrementar as receitas municipais que estão defasadas há anos. No mínimo as 3 ou 4 últimas administrações não tiveram atenção com o melhoramento das RECEITAS MUNICIPAIS através dos INADIMPLENTES. Estamos com tudo sucateado e vai colapsar as Financas e os serviços da prefeitura se não trabalharmos neste sentido;
Quais as consequências das más administrações? O que estamos vendo: colapso na coleta de lixo, falta de mão de obra de servidores municipais (médicos, enfermeiros, servidores administrativos, fiscais, etc)
b) Criação do Cadastro Multifinalitário. Trata-se de um Cadastro de cada cidadão, de cada imóvel, com a finalidade de mapear as necessidades da cidade (por idade, sexo, necessidades de saúde (por exemplo, onde teve mais casos de dengue) necessidades sociais – como cesta básica) de modo que eletronicamente o Poder Executivo tenha, em um futuro próximo, a exata noção de onde investir nestas várias necessidades, não desperdiçando recursos públicos, mas investindo correta e pontualmente em cada setor. MELHORAMENTO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS.
c) Implantação do “Empresa
Fácil”. Trata-se da automatização de todo o processo de abertura, alteração e baixa de empresas na Prefeitura, sem riscos de empresas abrirem seus negócios em locais impróprios, e abrirem com agilidade. Hoje, a média de abertura de uma empresa ultrapassa, certamente, 20 dias. Em muitos casos, muito mais. O Empresa Fácil fará um rastreio em todo este banco de dados criados por este trabalho, e de lá já virá a indicação se aquela atividade pode ser localizada naquele local, se aquele imóvel é apropriado, etc.
Na verdade, estamos fazendo um trabalho sério de SALVAR A MÁQUINA PÚBLICA. Se não trabalharmos o incremento das RECEITAS, vamos COLAPSAR e quebrar a máquina pública. Por isso, tenho que investir 1 milhão do orçamento deste ano nisso. Não temos outro caminho.
OS EFEITOS IRÃO SE DAR, PRATICAMENTE, O ANO QUE VEM. APÓS A PANDEMIA. NÃO AGORA!
Este ano é ano de investir em 2 setores: SAÚDE e REESTRUTURAÇÃO ORÇAMENTÁRIA/FINANCEIRA. Com estes 2 investimentos vamos preparar nosso município para os próximos anos. Em um futuro próximo: não faltará vaga em creches, teremos uma boa coleta de lixo, corte de matos, árvores (para que não caiam sobre as coisas), limpeza pública, agilidade nos serviços administrativos da Prefeitura.
Quanto a LICITAÇÃO:
- Foi pego 3 orçamentos para a licitação. Com valores próximos quanto aos trabalhos. O fato de vir apenas 1 empresa na licitação, não nos diz respeito. Vem quem quer e participa. Não podemos ‘catar no laço’ empresas para vir na licitação;
- A modalidade do pregão teve publicação e ficou 15 dias publicada. Não foi feito de um dia para o outro;
- Não foi provocada pela Secretaria de Planejamento porque o Secretário está trabalhando com foco no Plano Diretor (aliás outra peça que não fizeram as administrações anteriores). Todo estudo, preparação está sendo preparado desde o ano passado pelo Secretário Luiz Montagneiro, desde quando era Secretário de Governo. Aliás, nosso plano já era ter feito o ano passado, mas como geraria impacto financeiro para população este ano, e sabíamos que a pandemia se estenderia este ano, eu não deixei evoluir os trabalhos. Por isso estamos iniciando este ano para só o ano que vem causar impacto.