Com intervenção municipal, medicamentos “Dolantina e Morfina” são furtados na Santa Casa
Nos primeiros minutos da tarde desta quarta-feira, 6, o policiamento de área da 3ª Cia. PM do 36º BPM/I, foram direcionados pelo COPOM (190) a comparecerem na Santa Casa de Misericórdia da cidade de Pirassununga/SP, que se encontra sobre intervenção da Prefeitura Municipal, devido a furto de medicamentos.
O policiamento de área, assim que tomaram conhecimento dos fatos acionaram o plantão do 1º DP, da Polícia Civil Judiciária, indo para o local o Dr. Maurício Miranda de Queiroz.
De acordo com a polícia, teria sido solicitado para uma Farmacêutica fizesse separação de uma ampola de cloridrato de petidina 50mg/ml das caixas “que não foram violadas”.
Segundo o registro, no dia 29/06/22 a farmacêutica de nome Julia lacrou o cofre com o lacre nº 000641, isto por volta das 17h40, quando desde então, não ocorreu mais registros de anotações no livro Ata, informando a abertura do “cofre”.
De acordo com a farmacêutica Taissa, que apresentou a ocorrência junto a Polícia Civil Judiciária, isto por volta das 17h00 no plantão do 1º DP, ao abrir o cofre e constatou que o lacre havia sido trocado pelo lacre nº 000642, onde rompeu o lacre para averiguar o cofre, sendo constatado que os dois sacos plásticos, os quais continham caixas do medicamento Dolantina, os quais estavam selados com aquecimento, onde provavelmente teriam sidos trocados, devido ao lacramento estar de forma irregular e diferente do que havia sido feito.
Com a suspeita, a farmacêutica, rompeu os sacos plásticos e, em um deles, onde haviam quatro caixas do medicamento Dolantina, contendo 25 ampolas em cada, foram encontradas nove ampolas quebradas, sendo todas de um mesmo lote com validade até o mês e março de 2023.
No interior de um outro saco aberto haviam sete caixas de Dolantina, sendo cinco (5) de um lote com validade até março de 2024 e, duas caixas com validade até novembro de 2023, sendo que destas sete (7) caixas, doze ampolas foram subtraídas e algumas ampolas, de lotes diferentes haviam sido trocadas das caixas.
No armário de dispensação direta, foram subtraídas, segundo a polícia, três ampolas de Dolantina.
De acordo com a farmacêutica que apresentou a ocorrência no plantão policial, no dia 2 de junho, foi constado pela farmacêutica, Julia, onde durante o inventário no cofre, verificou que haviam sido subtraídos 26 ampolas de Dolantina.
Segundo a polícia, as imagens da Farmácia da Santa Casa, apenas consta imagens de cinco dias. Também, segundo as autoridades, foi constatado o furto de duas ampolas de morfina (2mg) de uma outra Farmácia (do Setor de Internação) do Hospital.
A Polícia Civil Judiciária orientou à farmacêutica que apresente um relatório detalhado dos colaboradores que trabalharam no local onde ocorreram os furtos.
Câmeras retiradas
Integrantes da Mesa Diretora da Santa Casa, bem como integrantes da Irmandade, disseram para nossa reportagem, que, o Interventor Moacir Fonseca Júnior, ao assumir o “controle” teria demitido uma equipe de segurança, sendo também desativado e retiradas câmeras de segurança que estavam instaladas diretamente para onde ficam os medicamentos.
Devido ao horário do fechamento desta edição, nossa reportagem não conseguiu contato com o interventor Fonseca Júnior para falar do assunto.
Para o que serve o Dolantina?
Este medicamento é destinado ao tratamento de episódio agudo de dor moderada à grave e espasmos (contrações involuntárias de um músculo ou grupo muscular) de várias etiologias (causas), tais como: infarto agudo do miocárdio (morte (necrose) de parte do músculo cardíaco por falta de aporte adequado de nutrientes e oxigênio), glaucoma agudo (aumento da pressão intraocular), pós-operatórios, dor consequente à neoplasia maligna (tumor maligno), espasmos da musculatura lisa do trato gastrintestinal, biliar, urogenital e vascular, rigidez e espasmos do orifício interno do colo uterino (do útero) durante trabalho de parto e tetania uterina (transtorno caracterizado por puxões musculares, cãibras e espasmo no útero).
Dolantina pode ser empregada, ainda, como pré-anestésico ou como terapia de apoio ao procedimento anestésico.
O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica da farmacêutica responsável: Dra. Francielle Tatiana Mathias CRF/PR 24612. Consulte a bula original. Última atualização: 03 de Setembro de 2020.
Fonte – Para que serve Dolantina e como funciona? | CR (consultaremedios.com.br)
Para o serve
Comprimido / Cápsula / Gotas
Sulfato de Morfina Comprimidos está indicado para o alívio da dor intensa aguda e crônica.
Injetável
O Sulfato de Morfina é um analgésico opioide forte, sistêmico, usado para o alívio da dor intensa. O uso de Sulfato de Morfina para o alívio da dor deve ser reservado para as manifestações dolorosas mais graves, como no infarto do miocárdio, lesões graves ou dor crônica severa associada ao câncer terminal.
É indicado também no alívio da dor do parto quando administrado pela via intratecal. Também é eficaz no controle da dor pós-operatória e na suplementação da anestesia geral, regional ou local. Além da analgesia, o fármaco pode aliviar a ansiedade e reduzir o trabalho do ventrículo esquerdo, diminuindo a pressão pré-carga. O Sulfato de Morfina é também usada no tratamento da dispneia associada à insuficiência ventricular esquerda aguda e edema pulmonar.
O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica da farmacêutica responsável: Dra. Francielle Tatiana Mathias CRF/PR 24612. Consulte a bula original. Última atualização: 11 de Janeiro de 2020.
Fonte – Para que serve Sulfato de Morfina e como funciona? | CR (consultaremedios.com.br)
A integridade do interventor é incontestável.
A Santa Casa está melhor e melhorando.
O rombo deixado é grande, mas larápios que lá habitavam, hoje querem a boquinha de novo.
Com certeza, uma investigação simples esclarecerá este roubo de medicamentos.
Tem muitas câmeras na Santa Casa.
Deixem o Provedor em paz eo Prefeito governar sossegado
Temos um só hospital, que nunca funcionou direito, sempre à deriva financeiramente….que lástima!!!
Como falta administração municipal nesta cidade, que vergonha! Falta uma câmara de vereadores competente, dinâmica, fiscalizadora!!! ATÉ QUANDO ISSO ???????????????
E A PREFEITURA TORRANDO MILHÕES EM “ALUGUEL” DE PROGRAMAS DE COMPUTADORES,
ETAAA PIRASSUNUNGA…… CADÊ A CAMARA DE VEREADORES ?????????