Setembro Verde: Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência
Conscientizar e dar visibilidade à inclusão social da pessoa com deficiência para garantir e exercer seus direitos
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação de Leme, divulga informações sobre o “Setembro Verde”, mês dedicado a luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência.
O objetivo é de conscientizar e dar visibilidade à inclusão social da pessoa com deficiência para garantir e exercer seus direitos em igualdade de condições com as demais pessoas.
A Inclusão Escolar constitui uma prática relacionada ao acesso e permanência do aluno com deficiência na escola regular. Os princípios para tornar a educação inclusiva acessível a todos abrange o respeito às diferenças, bem como possibilitar a convivência de maneira igualitária.
Atualmente a Rede Municipal de Leme acolhe e atende em média 340 crianças, entre 02 e 10 anos de idade, ofertando Atendimentos Educacionais Especializados (AEE) em salas de Recursos no contra turno do período regular de aulas com profissionais especializados. Os espaços funcionam em Unidades Escolares da Rede Municipal e são equipados com materiais e recursos em que acontecem atendimentos individuais ou em grupos, conforme as especificidades de cada criança.
As Unidades Escolares contam com o apoio da Equipe do CAPTE (Centro de Atendimento e Prevenção Técnico Educacional) composta pelos profissionais: Psicólogos, Fonoaudiólogos, Profissionais responsáveis por atividades de Equoterapia (atividades com cavalos) e atividades Aquáticas, Fisioterapeutas, Assistentes Sociais e Psicopedagogos que auxiliam nos atendimentos, acompanhamentos em atividades de salas regulares e nas observações de alunos em processo de avaliações investigativas, para possível laudo, além de orientações familiares.
Os alunos que apresentam dificuldades nas Atividades de Vida Diária (AVD) são acompanhados por profissional de apoio, mediante avaliação, para auxiliar no desenvolvimento da autonomia.
Os Funcionários da Rede Municipal recebem durante o ano palestras, rodas de conversa, capacitações e formações continuada com profissionais especialistas na área para garantir o envolvimento de todos na oferta de um espaço seguro, com qualidade e dignidade para que as pessoas com deficiência sintam-se pertencentes ao espaço o qual estão inseridas.
Além disso, ações com os professores especialistas das Salas de Recursos e professores da rede regular estão acontecendo para apoiar o desenvolvimento de atividades pedagógicas adequadas às necessidades de seus alunos.
Vale destacar que as ações se fortalecem através do trabalho em parceria com todos os profissionais da Secretaria de Educação, as Famílias, Equipes Escolares, Funcionários, Profissionais Especialistas e toda Comunidade envolvida, criando uma Rede de Apoio para que a Inclusão em Leme seja promotora de oportunidades e de Igualdade de Direitos.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal De Educação, localizada na Av. Maria Augusta Thomaz, 133 • Centro, ou através do telefone 3573-6300.
Fonte – Secretaria de Comunicação Social
Imagens – Reprodução das Redes Sociais