Seete7 apresentou dados do tratamento do Covid-19 em Pirassununga
O Dr. Breno Lima Bandeira, Diretor da Seete7 que administra as Alas Covid da Santa Casa de Misericórdia de Pirassununga/SP e da Unidade Sentinela, divulgou o resultado do trabalho da empresa no período referente de 15/04 à 15/07/21, o queixou o prefeito Dr. Dimas Urban, o ex-secretario de Saúde, Edgar Saggioratto bastantes satisfeitos.
Com exclusividade nossa redação conseguiu junto ao Dr. Breno Bandeiro uma cópia do Relatório.
SANTA CASA DE PIRASSUNUNGA/SP
ALA COVID19
Relatório de Dados
15/04/2021 a 15/07/2021
- Das Internações
Informamos que, no período em referência, foram atendidos 155 (cento e cinquenta e cinco) pacientes na ALA COVID19, conforme apresentado no gráfico abaixo:
Para melhor dinâmica e fluxo, dividimos o setor em três segmentos, facilitando o acompanhamento dos pacientes graves, mas ainda sem necessidade de ventilação mecânica.
Essa alteração permitiu manter uma Assistência Médica mais próximas dos pacientes graves que, em decorrência de períodos de escassez de leitos em UTI necessitavam de cuidados intensivos.
Assim, a distribuição interna destes leitos, conscientização de equipe, manejo adequado dos insumos e equipamentos disponíveis, conseguimos manter uma proporção de atendimentos quase que igualitária entre pacientes em unidade de cuidados intensivos e enfermaria.
Por este motivo, nunca mais houve carência de leitos (UTI ou Enfermaria) em Pirassununga/SP.
2. Das Altas Hospitalares
As Altas Hospitalares no período, seja por transferência, mudança de setor ou encaminhamento ao domicílio, apresentam um resultado acima da média nacional; o que demonstra eficiência dos métodos implementados, bem como da capacidade técnica da equipe multidisciplinar responsável pelo setor.
Aproximadamente 75% dos pacientes internados tiverem resultados positivo e retornaram ao convívio de seus familiares.
Importante destacar que a preparação e treinamento da equipe de fisioterapia foi fundamental para a obtenção deste resultado.
O protocolo de utilização dos equipamentos de suporte ventilatório, bem como o estímulo ao tratamento, em especial, a adaptação a realização de Ventilação Não Invasiva (VNI), contribuiu para que muitos pacientes não fossem intubados.
Outra contribuição fundamental ao tratamento foi contratar e manter na Santa Casa equipe de fisioterapia em tempo integral, ou seja, 24 horas por dia, algo que só ocorre na ALA COVID19.
3. Dos Óbitos
Em relação aos óbitos, 40 (quarenta) pacientes não conseguiram superar as complicações decorrentes da doença, ou seja, 25% dos internados; o que demonstra, repetimos, uma efetividade de sucesso de tratamento, com solução clínica, próxima a 75% dos casos atendidos.
Assim, a taxa de mortalidade da UTI, em percentual, é de 64%, da Semi Intensiva de 22% e da Enfermaria de 7%.
4. Dos Atendimentos
Relatamos ainda que, do total de pacientes atendidos, a maioria pertence ao Sistema Único de Saúde, ou seja, 74% dos casos atendidos.
Pirassununga, 19 de Julho de 2021.
_______________________________
Breno Lima Bandeira
Diretor