Saúde de Pirassununga está na UTI; USF’s sem médicos; CAPS fechado…
Um dia depois de publicar um vídeo não totalmente verdadeiro, afirmando que todas as Unidades de Saúde Família, já estavam com médicos, o que foi uma inverdade.
Nesta sexta-feira, 6, vem a informação diretamente do CAPS para toda a rede;
“Por ordem da Secretária de Saúde, na falta de funcionários, o CAPS ficará fechado de 09 a 13 de janeiro.”
Mais uma vez comprova a falta de Planejamento da Gestão, colocando em risco a saúde de pacientes que precisam do serviço diariamente.
Mais do que isso, o Conselho de Saúde não foi consultado, população não foi avisada, familiares não foram comunicados.
As famílias dos pacientes que utilizam os serviços estão desesperadas, pois, o paciente CAPS, depende de uma rotina, e quando essa rotina é quebrada, toda família sofre com a falta do serviço.
Desde a criação do CAPS em Pirassununga, em momento algum, os serviços de saúde foram fechados.
INDICADORES DA SAÚDE DO MUNICÍPIO NÃO BATEM NENHUMA META NO ÚLTIMO QUADRIMESTRE
Já era esperado pelos funcionários da Secretaria de Saúde, e hoje confirmado pelo gabinete. Pirassununga não conseguiu atingir nenhuma das metas de saúde do último quadrimestre.
A falta de gestão que se instalou no último quadrimestre, vem mostrar que as metas não foram alcançadas, “NENHUMA”.
Para avaliar a saúde do município, sete (7) são os indicadores são estabelecidos, sendo metas pactuadas para serem cumpridas.
Nenhum dos sete indicadores alcançou a meta, mostrando que a gestão não está investindo nos pontos importantes que são os Pilares do Programa Saúde da família.
Assim ficou o relatório dos 7 indicadores:
Proporção de gestantes com seis (6) consultas; meta seria 45, atingiu 34.
Proporção de gestantes que fizeram teste de sífilis e HIV: meta seria de sessenta (60), foram realizados apenas quarenta e nove (49).
Proporção de gestante com atendimento odontológico: meta seria seis (60), mas tingiu apenas vinte e nove (29).
Proporção de mulheres que fizeram exame papa Nicolau, a meta seria de quarenta (40), atingiram apenas quatorze (14), um absurdo, além de muito preocupante.
Vacinação de crianças, a meta seria noventa e cinco (95), mas, atingiu apenas trinta e seis (36)
Pessoas com hipertensão, a meta seria de cinquenta (50) foram somente vinte e quatro (24) pessoas atendidas.
O mais gritante e preocupante, pessoas com diabetes, a meta seria de cinquenta (50), porém somente duas (2) pessoas foram ‘atingidas’. Além de ‘gritante’ é assustador com a falta de cuidado à população.
Além disso, por três meses, o responsável deixou de informar os dados no sistema o que levou a perdas para o município que ainda estamos averiguando.
A falta de um responsável pelo CNES, por alimentar o Sistema e o resultado desses indicadores ‘FEZ COM QUE O MUNICÍPIO RECEBESSE APENAS 66% DOS RECURSOS DESSAS AÇÕES ESTRATÉGICAS, OU SEJA, DEIXOU DE GANHAR 44% DOS RECURSOS, QUE PODERIAM VIR PARA ESSAS AÇÕES’.
CONSÓRCIO
O Consórcio da Saúde continua sendo assunto fantasma. Ninguém sabe quem está contratando. Se é a CISMETRO, ou se é a VIGORMED.
Na oportunidade, o Presidente do Sindicato disse, “O CONSELHO APROVOU UM MODELO E PARECE QUE ESTÃO FAZENDO OUTRO.“
Foi realizado quarteirização e até o momento, ninguém viu o Plano de Trabalho desse Consórcio e, nem quanto custou para o Município.
A Secretária de Saúde que já mentiu comprovadamente em meios de comunicação, ao Conselho de Saúde e, também em Audiência Pública na Câmara, ´pois, não mostra e não informa o valor do Consórcio.
Será que é porque existem contratações erradas? Ou será que o valor é tão alto que não condiz com a afirmação de economia? Em breve divulgaremos!
A questão é que foi dito que o Consórcio cobriria por três (3) meses a demanda de profissionais, tempo para que se concluíssem os tramites do concurso.
Mas, só o tempo vai confirmar se, será mais uma mentira para convencer o Conselho Municipal de Saúde, pois está insustentável as questões da Saúde.
Bom dia, pelo visto você não sabe fazer conta. 66 + 44 é 110.
Começa a focar nas informações verdadeiras depois na matemática e no português.
beijos