Reunião de implantação da coleta seletiva de resíduos no 13º RC Mec em Pirassununga
Pirassununga (SP) – No dia 14 de julho, o Comandante do 13º Regimento de Cavalaria
Mecanizado (13º RC Mec), “Regimento Anhanguera”, recebeu os representantes da secretaria do meio ambiente e da Cooperativa de Reciclagem de Pirassununga(COOPEREP) para uma reunião, visando implantação da coleta seletiva no Regimento.
Na reunião, estiveram presentes o secretário Municipal do Meio Ambiente, Sr Fábio Joílson Dela Libera, a Educadora Ambiental, Sra Gisele Martinelli, o Diretor Administrativo da COOPEREP, Sr André Ricardo da Matta e a cooperada mais antiga, Sra Eva Marilza Mantoan.
A Coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. A Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece que a coleta seletiva deve permitir, no mínimo, a segregação entre resíduos recicláveis secos e rejeitos. Os resíduos recicláveis secos são compostos, principalmente, por metais, papel, papelão, tetrapak, diferentes tipos de plásticos e vidro. Já os rejeitos, que são os resíduos não recicláveis, são compostos principalmente por resíduos de banheiros e outros resíduos de limpeza. Uma outra parte importante dos resíduos que são os resíduos orgânicos, que consistem em restos de alimentos e resíduos de jardim (folhas secas, podas…).
Em sua fase inicial de implantação a cooperativa de catadores de materiais recicláveis fará a instalação de um ponto de coleta de resíduos recicláveis e o poder executivo realizará a coleta.
A reunião seguiu todas as diretrizes sanitárias relativas ao contágio e combate ao surto da COVID19.
Texto e Fotos – Seção de Comunicação do 13º RC Mec