Projeto Horta Educativa incentiva alimentação saudável
Um Projeto do Governo do Estado de São Paulo colocado em prática nos anos 2017/18, a fim de ser desenvolvido pelas Secretarias Municipais de Educação em parceria com os Fundos Sociais de Solidariedade, fala sobre a criação de Hortas para o envolvimento dos estudantes de cada Escola Municipal, porém, não vingou em muitos municípios por falta de interesse.
Sem noção, ao invés de desenvolver Projetos para a Agricultura do município, o secretário Marcos Acsandro de Oliveira Moraes, “Zóio”, nomeado pelo prefeito para a referida pasta, fator que desagradou representantes dos agricultores de Pirassununga, por este não entender nada do setor, se reuniu com membros da USP Campus de Pirassununga para tentar implantar hortas comunitárias nas Escolas.
Um agricultor ao tomar conhecimento do fato disse “olha que absurdo, ao invés do secretário ver nossas necessidades, vai atrás de coisas que não são de sua competência, mas ele não é culpado e sim o prefeito em colocar uma pessoa numa pasta que ele sequer tem conhecimento”.
Veja abaixo matéria publicada pelo Portal do Governo em 2018:
Qua, 23/01/2019 – 8h49 | Do Portal do Governo
Coordenado pelo Fundo Social de São Paulo (Fussp) e destinado a crianças de 4 a 10 anos de idade, programa atendeu 160 municípios em 2018.
Com o objetivo de promover o contato com os alimentos e estimular a adoção de hábitos de alimentação mais saudáveis, o Projeto Horta Educativa já atendeu mais de 366 mil de crianças de 4 a 10 anos, proporcionando a participação do cultivo de alimentos em 900 hortas instaladas em 300 municípios do Estado.
Nas hortas educativas, os alunos cultivam alface, rabanete, rúcula, chicória, couve, salsa, abobrinha, abóbora, beterraba, cenoura e cebolinha. Além de fazer a colheita, são realizadas atividades com as turmas para o preparo de receitas saborosas e nutritivas com os alimentos, incentivando o consumo em casa.
Responsável na Secretaria de Agricultura pela capacitação dos educadores, o engenheiro agrônomo da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), Diógenes Kassaoka, afirma que “ao incentivar o cultivo de horta, transmitimos importantes conceitos para que as crianças valorizem o alimento, cuidem do solo e preservem os recursos naturais, como a água”.
Para orientar as crianças, o Fussp oferece às escolas uma coleção de livros didáticos, elaborada especificamente para o programa, além de um conjunto de ferramentas e utensílios para serem utilizados na horta e também sementes agroecológicas de algumas espécies de hortaliças. Oferece ainda uma capacitação básica sobre o programa para os executores municipais.
A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), também ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, tem papel fundamental no Programa, conforme explica o engenheiro agrônomo do órgão, Osmar Mosca Diz.
“A Cati participa das capacitações, da elaboração dos estudos de viabilidade nas escolas e apoio técnico na implantação e na condução das hortas escolares e das atividades educativas com os professores e as crianças”, explica Diz.
O convênio é anual e desencadeado a partir das prefeituras, que encaminham ao Fussp sua manifestação de interesse em participar do programa.
Veja abaixo o colocado pela Secretaria Municipal de Agricultura:
Projeto de horta comunitária nas escolas municipais
maio 11, 2022 Imprensa Oficial 2 0 comentários
Nesta quarta-feira (11 de maio), o Secretário Municipal de Agricultura, Marcos Alecsandro de Oliveira Moraes, “Zóio” esteve em visita ao Prefeito do Campus da USP Pirassununga, Prof. Dr. Arlindo Saran Netto e o Dr. Prof. Dr. Adroaldo Zanella, coordenador do Centro de Estudos Comparativos em Saúde, em visita ao departamento VPS/USP Sustentabilidade e Bem-Estar (CECSBE – FMVZ/USP), onde foram discutidos assuntos sobre a horta comunitária nas escolas municipais.
O CECSBE – FMVZ/USP é formado por diferentes projetos de pesquisa e extensão nas linhas de bem-estar animal, bem-estar único e programação fetal em suínos.-
Membros da equipe na foto: Márcia Zanella (Economista – Doutoranda FMVZ/USP), Siglea Freitas Chaves (Agrônoma – Pós-doutoranda FMVZ/USP), André Nogueira (graduando FZEA/USP), Fernanda Guillen (graduanda FMVZ/USP), Giovana Andrade (graduanda FMVZ/USP).
Da Redação: O texto de nomeação dos nomes das pessoas que estão na foto produzido pela Secretaria de Agricultura de Pirassununga, esquece de mencionar o nome do secretário Marcos Alecsandro de Oliveira Moraes, “Zóio” bem como em que é formado.
(Texto e Fotos: Secretaria Municipal de Agricultura)