Prefeito fala inverdades da gestão anterior, pois era vice-prefeito
A Audiência Pública da Saúde ocorrida no plenário da Câmara Municipal de Pirassununga/SP, com a participação da secretária Kellen da Matta e do prefeito José Carlos Mantovani, mostrou a insatisfação da grande maioria dos vereadores quanto ao problema da saúde no município.
Mesmo com um pé atrás, os vereadores deram “crédito”, porém, com os pés atrás.
O programa jornalístico A Voz do Povo, transmitido através da piracema plus, do facebook.com/reporternaressi e pelo Canal do Youtub, que é apresentado por Ademir Naressi, exibiu na quarta-feira, 9, exibiu 90% do discutido, quando então algumas conclusões foram pontuadas, as quais seguem abaixo.
Pontuados:
– Prefeito começa dizendo que não tinha ciência do que acontecia na gestão anterior, vale lembrar que não tem gestão anterior ele era o vice, tanto que na manobra política ele assumiu a cadeira do executivo. Sendo que quando fala da gestão “anterior a ele”, COMO MÉDICO, EM MEIO A PANDEMIA nunca apareceu na Secretaria da Saúde para ajudar, enquanto que o Dimas deixava o gabinete para ajudar atender no Sentinelas.
– Importante pontuar que na audiência pública ele (Mantovani) informou que consultou a Câmara sobre a intervenção, mas não consultou o Conselho Municipal de Saúde. O CONSELHO NÃO FOI CONSULTADO ATÉ HOJE, E AGORA NÃO ADIANTA MAIS. Antes da intervenção, na Lei consta que para ter intervenção precisa consultar o Conselho Municipal de Saúde, (isso pode ser Pedido de Informação por parte de algum vereador).
– Mentira! Não haverá economicidade de 5 milhões, pois, o que era contratado pelo convênio. Foi contratado por outra via. Concursado.
– Houve economia porque tirou benefícios como a Cesta Básica que os funcionários recebiam.
– Na categoria aquisição de materiais será via compra da Prefeitura, então, vamos fazer as contas ao final e ver se vai aumentar ou diminuir, mesmo porque o consórcio cobrará 14 mil para administrar e, além disso contratará empresas que fornecerão os profissionais, ou seja, exatamente como a Santa Casa fazia. Contratava empresas que forneciam os médicos. Portanto haverá QUARTEIRIZAÇÃO SIM, pois, os profissionais não são funcionários do consórcio. Serão funcionários de empresa contratada pelo Consórcio.
– 14 mil por mês.
– O próprio ex-secretário de saúde, Júlio Toso, afirma que “NÃO VAI MUDAR EM NADA. FICARÁ IGUAL AO DA SANTA CASA. SOMENTE MUDA A FONTE”.
– A Dra. Débora disse ao Conselho que teria concurso até dezembro de 2022, o que influenciou os conselheiros a votarem a favor do Consórcio de uma forma provisória; Cadê o concurso?
– Outra coisa. Santa Casa avisou que não queria mais os convênios em maio último, porquê já não providenciaram nova forma? Precisou esperar até novembro para mandar a Câmara votar sem ter tempo hábil de analisar melhor?
– Vai pagar piso salarial. Ótimo, e os funcionários da Prefeitura receberão piso salarial?
– O vereador Cicero pediu isso durante uma Sessão da Câmara, que seja piso para funcionários da Educação também, ou profissionais da saúde são mais importantes que os da educação.
– Outra coisa, temos Unidades de Saúde sem enfermeira responsável, isso não pode, o COREN vai ser acionado e a multa é pesada.
– Além da falta de enfermeira. As Unidades vão ficar sem médicos até concluir o processo!, ou seja, a Zona Norte vai ficar sem médico até lá! Isso é saber fazer gestão? Tem um médico que chega em um “postinho” as 15h30 somente para assinar os papéis e as 16h30, já foi embora. Porquê esse médico não atende na Zona Norte???
– A representante do Jardim das Laranjeiras, afirmou o que falamos, o Dr. Fabrício foi exonerado e a Secretária na cara dura mentiu dizendo que todos que saíram pediram demissão. MENTIRA.
– O salário do médico era de R$ 11 mil e foi para R$ 14 mil, mesmo assim não conseguiram médicos. Na época do prefeito Dimas, a Unidade de Saúde da Cachoeira de Emas ficou 15 dias sem médico e imediatamente vereadores reclamaram e foi colocado médico.
– Agora estamos com o Jardim Itália, já há 8 meses sem médico; São Valentim, 6 meses, ou seja, a Zona Norte inteirinha sem atendimento médico. Vila São Pedro, o médico estava de férias e agora vai receber aviso prévio.
– Tem um convênio com a Santa Casa até 31 de dezembro. Porque vai ficar sem médico?
– Quando o munícipe pergunta por qual motivo não fizeram o certo? Primeiro fechar com o consórcio e depois dispensar os profissionais, o Prefeito ficou bravo.
Aliás assim têm sido essa gestão. A falta de transparência deixa eles bravos com as perguntas do povo, inclusive no não respondem aos questionamentos do Conselho, pois, tem documento protocolado há 6 meses pelo Conselho e a Secretaria não dá resposta.
– Conclusão: CONSELHO NÃO APROVOU AS CONTAS DO PRIMEIRO E SEGUNDO QUADRIMESTRE, isso é grave! Como explicarão ao Tribunal de Contas que não foram aprovadas as contas e agora querem fazer consórcio.
– O consórcio de Mogi não aceitou o município de Pirassununga, por qual motivo, por falta de credibilidade, sendo uma das causas a troca de secretários, isto é, instabilidade da gestão.
– E a lei do consórcio, SALVO MELHOR JUÍZO prevê processo seletivo. mas, o que esperar de uma gestão que acusa dizendo sobre contratos escusos na gestão passada e a
PRÓPRIA SECRETÁRIA AFIRMA NO CONSELHO QUE CONTRATOU ENFERMEIRA PARA O CEM, VIA URGÊNCIA EMERGÊNCIA, QUE VERGONHA.
– Por que contratar uma enfermeira nova! As enfermeiras não estão cumprindo aviso prévio? A Jennifer foi exonerada, excelente enfermeira. E agora contratam uma outra, qual motivo, amiga de quem!
– Quando o vereador Wellington pergunta, se vai haver contratação de amigos, o prefeito fica bravo de novo. Mas acabou de mandar a jennifer embora, e a Secretária afirmou que pediu a contratação de enfermeira Amanda, seria amiga da Secretária ou de algum Secretário influente no governo.
-A Secretária pode ter essa ingerência dentro da Santa Casa! Essa questão não foi o que questionaram na última CEI aberta ano passado?
– OUTRA MENTIRA. A secretária disse que fez reunião com todos os funcionários da Santa Casa (PSF). Não fez!!!
Fez com enfermeiras e médicos. Os outros não merecem atenção!
– Outra mentira! Disse que está em ata do Conselho, os tipos de processos de contratação: verdade, mas, para contratar CLT, foi dito em reunião que seria Processo Seletivo. Na dúvida. Conselheiros disseram que votariam contra se não tivesse e que deveria passar de novo pelo Conselho.
– O PLANO DE TRABALHO QUE CONSTAM O NUMERO DE PROFISSIONAIS, VALORES, ONDE IRÃO TRABALHAR, AINDA NÃO PASSOU PELO CONSELHO ATÉ HOJE. ESTÁ EM ATA QUE O PLANO ASSIM COMO ERA FEITO COM A SANTA CASA VAI PASSAR PELO CONSELHO. TEM QUE PASSAR PORQUÊ O CONSELHO É QUEM DETERMINA ONDE PODE SER APLICADO OS RECURSOS.
– O vereador Carlinhos pontua que não pode ter contratação de recepcionista e de limpeza. Porquê tem concurso aberto. Se é tao lícito, porquê não chamam os do concurso e, o porquê insistem na contratação dos conhecidos
– Na primeira pergunta do vereador Vitor Naressi, a secretária foi a nocaute, onde então o prefeito interveio, toma todo o tempo do vereador que ficou impossibilitado em fazer outras perguntas mais pontuais.
– Finalizando, tirando três aliados do governo, 70% dos vereadores não estão nada satisfeitos com o que vem ocorrendo.