Policiais Militares são homenageados pelo Poder Legislativo de Pirassununga
A Câmara Municipal da cidade de Pirassununga/SP, realizou um Sessão Solene onde foram homenageados policiais militares, do policiamento territorial, ambiental e rodoviário. Confirma também as ações do policiamento ambiental.
“Solenidade de Outorga – POLICIAL MILITAR AMBIENTAL DO ANO”
Na terça-feira, 7, pelo município de Pirassununga (Sala de Sessões “Dr. Fernando Costa”), em cumprimento ao Decreto Legislativo N° 216/2013, os nobres integrantes da Câmara Municipal de Pirassununga representados pela sua ilustre Presidente Vereadora Luciana Batista, em ato solene, procederam com outorga dos Títulos “Policial Militar do Ano” para policiais militares, que durante o ano de 2022, destacaram-se por seus atos em prol da comunidade de Pirassununga.
E como não podia ser diferente, representando a Polícia Militar Ambiental, os policiais do 1° Pel/PAmb, Cabo PM Fernando e Soldado PM Claudino, foram agraciados com o referido Título na presença de seus familiares.
“Fiscalização de Pátio Madeireiro”
Na quarta-feira, 8, em decorrência de fiscalização de Pátio Madeireiro localizado no Jardim Flórida, município de Rio Claro/SP, duas equipes do policiamento ambiental , após mensuração minuciosa de todo estoque de madeira nativa existente no pátio, valendo-se do método de conferência peça a peça por espécie e tipo de corte em confronto com seu respectivo DOF (Documento de Origem Florestal) constatou-se a venda ilegal de 74,6942m³ de madeira nativa (estoque em déficit), já em depósito (estoque em excesso), constatou o equivalente a 0,1562m³ de madeiras nativas.
Decorrente ao fato foi elaborado em desfavor da Pessoa Jurídica (01) um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 22.408,26 (vinte e dois mil quatrocentos e oito reais e vinte e seis centavos), por “Vender e (01) uma Advertência por Ter em Depósito” madeiras nativas de forma irregulares nos termos do Parágrafo 1° do Artigo 47 da Resolução SIMA 005/21, com fulcro no Parágrafo único, do Artigo 46, da Lei Federal 9605/98.
“Patrulhamento ostensivo náutico com apreensão de petrechos proibidos”
Em decorrência de ações voltadas a coibir delitos no tocante a pesca predatória no corpo hídrico denominado Rio Mogi Guaçu em seu trecho inserido entre os municípios de Pirassununga e Porto Ferreira, ou seja, a montante e jusante da barragem da ARATU Geração de Energia, neste período que antecede a Piracema, os Cabos PMs Fernando e Ezequiel, do 1º PelotãoPMAmb, equipe de patrulhamento ostensivo náutico logrou êxito em na quinta-feira, 8, localizar e recolher do trecho patrulhado os petrechos supracitados dispostos no ambiente aquático, emanando assim considerável nocividade à fauna ictiológica nativa, cabendo salientar que aos referidos petrechos restará a devida destruição em local adequado e em data oportuna.
Foram apreendidos – 01 (um) dispositivo do tipo “rede de espera” (10 metros de comprimento); – 02 (dois) dispositivo do tipo “Barduelo”; – 05 (cinco) anzóis de galho.