Polícia Militar Ambiental, uma semana em comemoração ao Meio Ambiente
Dia e noite, os homens do 1º (sede Pirassununga) e 2º Pelotão (sede São João da Boa Vista) de Polícia Militar do Estado de São Paulo, comandados pelo Tenente PM Ivo de Moraes, não importa se faça chuva, sol, frio, seja dia e noite, por água, terra e agora com o uso de drones vivem em no combate ao crime contra o meio ambiente de forma geral.
Acompanhe um pouco do que aconteceu Semana do Meio Ambiente
Na Semana do Meio Ambiente a Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo divulgou alguns dos seus resultados operacionais do ano de 2020, consolidados de janeiro a maio.
Em março encerrou-se mais uma piracema, período em que a pesca fica restrita para garantir a reprodução das espécies continentais, ou espécies de água-doce. Ainda assim a fiscalização não para, nos rios, represas e lagoas onde foram apreendidas 20,7 toneladas de pescado.
Já no mar, a Companhia Marítima que fiscaliza diariamente cerca de 14 mil quilômetros quadrados do oceano atlântico, ao longo dos 622 quilômetros de costa do Estado de São Paulo apreendeu outras 48,5 toneladas.
No mar, o período de reprodução é por espécies, também conhecido como “defeso”, mas o objetivo é o mesmo, salvaguardar a perpetuação das espécies.
Além da segurança ambiental, o policiamento ostensivo náutico nos recursos hídricos proporciona segurança pública para as embarcações de lazer e de pesca.
Para proteger algo tão grandioso, como o mar, rios, lagos, lagoas e todos os cursos d’água é preciso a cooperação de todos. Além de respeitar a Piracema e o Defeso, fazer o consumo consciente e reduzir o uso de plástico descartável são atitudes que fazem a diferença.
Operação Meio Ambiente Mais Seguro
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e Dia da Ecologia a Polícia Militar Ambiental desencadeou atividades de educação, conscientização e preservação do Meio Ambiente durante a semana de 01 a 05Jun20.
Dentre estas se destaca a “Operação Meio Ambiente Mais Seguro”, nos dias 04 e 05, envolvendo ações do policiamento ambiental voltadas à proteção dos recursos naturais (queimadas, pesca predatória, desmatamento, garimpagem, caça e tráfico de animais silvestres, tráfico de drogas, porte ilegal de arma) pelas unidades operacionais em todo o Estado de São Paulo.
Ao todo serão empenhados mais de 1.300 policiais militares, 450 viaturas terrestres e 40 viaturas náuticas.
No mesmo dia 05 às 10h00 foi realizada uma Live sobre a temática “Os desafios enfrentados na Preservação e Fiscalização Ambiental” com Oficiais de Polícia Militar especialistas em direito ambiental do Comando do Policiamento Ambiental e participação do jornalista Heródoto Barbeiro. (facebook – fb.com/pmambientalsp), cujo enfoque foi da conscientização do cidadão e sua importância na Preservação do Meio Ambiente para Qualidade de Vida e Saúde.
Distribuição de Mudas de Árvores
A ação ocorrida na quarta-feira, 3, na cidade de Pirassununga marcou a Semana Mundial do Meio Ambiente que foi até sexta-feira (05 de junho).
Foi procedida pela equipe do 1° Pelotão Ambiental, sob Comando do 1° Tenente PM Ivo, composta pelo 2° Sgt PM Guimarães e Cb PM Ezequiel a distribuição de mudas de árvores nativas para a população que reside na área rural de Pirassununga.
Destaca-se que as referidas mudas foram produzidas no Horto Municipal e disponibilizadas para a PMAmb por meio de uma parceria com a Secretaria de Agricultura representada pelo Secretário Júlio Balducci.
Nesta ocasião esclareceu o Tenente Ivo que ações dessa natureza atendem aos conceitos de educação ambiental que tem por objetivo a promoção da qualidade de vida através da conservação do meio ambiente, buscando ainda a integração das pessoas mesmo em tempos de pandemia.
Balanço Operacional do 1º Pelotão Ambiental na Semana do Meio Ambiente
Município: Pirassununga, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Cruz da Conceição, Leme, Araras, Cordeirópolis, Limeira, Conchal, Arthur Nogueira, Engenheiro Coelho, Espírito Santo do Pinhal, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Estiva Gerbi e Itapira
Na Semana do Meio Ambiente, o 1º Pelotão da PMAmb com sede no município de Pirassununga, divulgou alguns dos seus índices operacionais do ano de 2020 consolidados de janeiro a maio decorrente do emprego planejado de equipes terrestres e náuticas.
Por meio desse expressivo resultado operacional, fica demonstrado que o 1° Pelotão Ambiental vem cumprindo com sua missão precípua de proteger o meio ambiente e assegurar a segurança da comunidade, face a aferição de 1537 fiscalizações ambientais (TVA + BO + Fisc Div) combinadas com 1384 intervenções policiais:
– Fiscalizações ambientais (BOA + TVA + Fisc. Div.): 1537
– Auto de Infração Ambiental: 203
– Valor dos Autos de Infração Ambiental: R$ 2.663.234,50
– Denúncias atendidas: 1.176
– Intervenções Policiais diversas (Abordagem de pessoas e veículos, bloqueios, pontos de estacionamento, prisões em flagrante, apreensões de entorpecentes, barreiras, ponto de estacionamento, etc): 1384
– Horas de patrulhamento náutico: 307
– Animais/aves apreendidos: 558
– Apreensões de petrechos de caça: 110
– Apreensões de petrechos de pesca: 152 + 648 metros de rede
– Embarcações apreendidas: 05
– Motores de Popa: 05
– Pescado apreendido: 73 Kg
– Apreensão de balão: 02
Preleção e início da Operação Meio Ambiente Mais Seguro
Na manhã de quinta-feira, 4, e sexta-feira, 5, na sede do 1º Pelotão de PMA no município de Pirassununga, realizou-se a Preleção e início da Operação Meio Ambiente Mais seguro, estando presente os Sargentos PM Couto, Alfieri e os Cabos PMs Elano, Mafra, Everaldo, Da Silva e Melo
Após a Preleção foi desencadeada a “Operação Meio Ambiente Mais Seguro” pela área do 1° Pel da 7a Cia/PAmb, com empego de todo efetivo operacional e administrativo e por sua vez intensificando na respectiva área de atuação as ações de fiscalização ambiental e policiamento ostensivo.
Preleção e início da Operação Meio Ambiente Mais Seguro
Pela sede do 2º Pelotão de PMA, município de São João da Boa Vista, nas manhãs de quarta-feira, 4 e sexta-feira, 5, também comandado pelo Tenente PM Ivo, ocorreu as Preleções que ficou a cargo do Sargento PM Dias, estando presentes os Cabos PMs Peluque, Vanderlei, Reis e Rodrigo, quando em seguida foi dado início na “operação”.
Plantio de Mudas
Na quinta-feira, 4, pelo município de Pirassununga em alusão a Semana do Meio Ambiente e após desencadeada pela PMAmb a “Operação Meio Ambiente Mais Seguro”, foi procedido o plantio de mudas de essências nativas em área verde nas imediações do Jardim Lauro Pozzi, sendo essas da espécie “Aroeira Pimenta”, “Jatoba”, “Palmeira Jerivá” e “Pau-Brasil”.
Sendo que tal ação contou com a participação da equipe da viatura A-01712 composta pelo Comandante do 1º Pelotão Ambiental 1º Ten PM Ivo Morais e o Cb PM Eliano, e só foi possível por conta da participação da ONG “Mais Árvores” representada pelo Marcelo Eduardo Kornfeld e pelo José Luiz Moura (doador das mudas) com seu auxiliar Gabriel Abaque.
Destaca-se ainda que tal ação contou com a participação do Secretário de Meio Ambiente de Pirassununga Fábio Dela Libera, dos representantes do Conselho de Meio Ambiente Rafael Silva e Gisele Martineli, bem com participou do evento representando a empresa de jardinagem THV, Cláudio de Almeida Bento.
Nesta ocasião é apontado pelo Tenente Ivo que quando uma área é desmatada o solo fica exposto às chuvas e faz com que as erosões e deslizamentos ocorram com maior frequência e para evitar estes problemas, o plantio de árvores é imprescindível.
Divulgação Operação Meio Ambiente Mais Seguro
Na quarta-feira, 4, pelos municípios de Pirassununga, Leme, Araras e Mogi-Guaçu, o Tenente PM Ivo Moraes e o Cabo PM Elano procederam divulgação da “Operação Meio Ambiente Mais Seguro” e demais ações desenvolvidas pelo Policiamento Ambiental na Semana do Meio Ambiente por meio de entrevistas ao vivo junto ao Cmt do 1º Pel/PAmb, áudios gravados e sites de notícias nos principais veículos de comunicação da região, sendo estes:
– Rádio Jornal Gazeta 99 – Mogi-Guaçu
– Rádio Clube de Ararense – Araras
– Rádio Cultura “Programa Rodrigo Ramalho” – Leme
– Rádio Piracema “Programa Voz do Povo” – Pirassununga
– Rádio Kerigma FM “Espaço Meio Ambiente Carlinhos Fórum” – Pirassununga
– Repórter Naressi Notícias – Pirassununga
– Rádio Mundial FM “Programa Mesa Redonda” – Pirassununga
– Mundial FM Notícias – Pirassununga
– Jornalismo Omovimento – Pirassununga
Divulgação Parcial
A Polícia Militar Ambiental divulgou os resultados parciais da Operação Meio Ambiente Mais Seguro, realizada em todo o Estado de São Paulo e que teve início na quinta-feira (4).
O objetivo da operação foi celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, que aconteceu na sexta-feira, dia 5.
Durante os trabalhos em campo, 883 pessoas foram abordadas e nove foram detidas.
Também foram apreendidas oito armas de fogo, uma delas de calibre restrito, e mais de 60 munições.
Com relação à fauna, foram apreendidos 186 animais que estavam em cativeiro ilegal e 142kg de peixes da pesca ilegal. Os animais silvestres passarão por reabilitação antes de serem devolvidos à natureza.
Distribuição de Árvores Nativas
A ação ocorrida na quinta-feira, 5, em Mococa marcou o dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), bem como marca o desfecho da “Operação Meio Ambiente Mais Seguro”.
Foi procedida pelos integrantes da ONG APAP – Associação Protetora Amigos do Pardo” representada pelo seu Presidente Luiz Armado Trovo Filho com apoio da equipe do 2º Pelotão Ambiental composta pelo 1º Sgt PM Dias, Cb PM Ribeiro e Cb PM Leme, participando também seu comandante 1º Ten PM Ivo Morais.
Ressalta-se que nesta ocasião também foi realizada reunião com o Presidente e demais integrantes da ONG em que foram tratados de assuntos diversos atinentes ao seu projeto de conservação e educação ambiental com forte potencial de engajamento por parte da Polícia Militar Ambiental.
O Tenente Ivo esclarece que ações dessa natureza atendem aos conceitos de educação ambiental que tem por objetivo a promoção da qualidade de vida através da conservação do meio ambiente, buscando ainda a integração das pessoas mesmo em tempos de pandemia.
Nota à Imprensa
Pela Natureza
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e Dia da Ecologia a Polícia Militar Ambiental realizou atividades de educação, conscientização e preservação do Meio Ambiente durante a semana de 01 a 05Jun20.
Dentre estas se destaca a “Operação Meio Ambiente Mais Seguro”, nos dias 04 e 05, que envolveram ações do policiamento ambiental voltadas à proteção dos recursos naturais (queimadas, pesca predatória, desmatamento, garimpagem, caça e tráfico de animais silvestres, tráfico de drogas, porte ilegal de arma) pelas unidades operacionais, em todo o Estado de São Paulo.
Ao todo, foram empenhados mais de 1.300 policiais militares, 450 viaturas terrestres e 40 viaturas náuticas.
Nesta sexta-feira (05) realizou-se uma Live na página oficial da Polícia Militar Ambiental (fb.com/PMAmbientalSP) sobre a temática “Os desafios enfrentados na Preservação e Fiscalização Ambiental” com Oficiais de Polícia Militar especialistas em direito ambiental do Comando do Policiamento Ambiental e a participação do jornalista Heródoto Barbeiro e teve como objetivo a conscientização do cidadão e sua importância na Preservação do Meio Ambiente para Qualidade de Vida e Saúde. 5.633 pessoas foram alcançadas até o momento.
Já os trabalhos em campo da Operação Meio Ambiente Mais Seguro, resultou em 16 pessoas detidas. Também foram apreendidas 18 armas de fogo, uma delas de calibre restrito, mais de 100 munições e 736 gramas de pasta base de cocaína.
Com relação à fauna, foram apreendidos 271 animais silvestres que estavam em cativeiro ilegal e passarão por reabilitação antes de serem devolvidos à natureza.
As maiores apreensões ocorreram no litoral, com o flagrante de 10,2 toneladas de pescados ilegal e 1,2 tonelada de palmito encontrados em uma fábrica clandestina, que também foi fechada.
Polícia Militar Ambiental #PelaNatureza
#PolíciaMilitar #AForçaPúblicaDeSP #DiaMundialDoMeioAmbiente
São Paulo, 05 de junho de 2020.
Polícia Militar, a Força Pública de São Paulo!
Centro de Comunicação Social da Polícia Militar
Fotos e Informações PM Ambiental