Polícia Militar Ambiental notifica CETESB por “Aterro Clandestino” em S. C. da Conceição
Após denúncias feitas por moradores da cidade de Santa Cruz da Conceição/SP, a este portal de notícias, sobre supressão de árvores ao redor do Estádio Municipal por parte da municipalidade e, do início de um possível de um Aterro Sanitário (lixão) não autorizado pela CETESB e órgãos ambientais, o jornalista e editor Ademir Naressi formulou oficialmente a denúncia junto a Polícia Militar Ambiental.
Fiscalizações
Na manhã desta segunda-feira, o Cabo Fernando e Soldado PM Colombo, componentes da viatura A-05202, do 1º Pelotão, da 2ª Cia, do 5º BPMAmb realizaram as vistorias nos locais denunciados.
De acordo com o policiamento, no atendimento à denúncia de irregular corte de árvores pelo município acima mencionado, foi constada a supressão de oito (8) árvores exóticas inseridas em área comum, sendo apresentada autorização CETESB VRA, dentro do prazo de validade, a qual ampara a supressão de até dez (10) exemplares nativos, não cabendo nenhuma ação de responsabilização por parte da PMAmb.
Após realizarem a denúncia, os policiais seguiram para a segundo versando de “Averiguação de denúncia de descarte de resíduos” ao longo da rua Carlos Gáneo, ao lado do Camping e próximo da Represa, no bairro Santa Julieta, devido de denúncia sobre depósito de entulho.
Os policiais constataram depósito de entulho com materiais inertes e não inertes do tipo plásticos, material de construção, sacos com lixo, fora de área de preservação permanente, em área comum, mensurada em 0,458 ha.
Segundo o policiamento ambiental, um engenheiro da Prefeitura informou que aquela área é temporária, sendo que existe um processo de licitação para removerem os inertes para outro local.
Através de documento elaborado pelo policiamento ambiental sobre o “lixão”, a CETESB receberá um relatório minucioso do policiamento ambiental, devendo ocorreu punições.
Novas denúncias
Denúncias outras foram recebidas pelo jornalista, editor do portal, mas que estão sendo averiguadas para posteriores divulgações.