PM Ambiental apreende arsenal suspostamente de caça. Confira outras ações
Denúncias levaram policiais militares do 2º Pelotão de PM Ambiental (São João da Boa Vista/SP) a, agirem nos município se Caconde e São Sebastião da Grama. Tenente PM Ivo Moraes participou de programa jornalístico abordando vários assuntos referentes ao Meio Ambiente.
Os pelotões (1º, 2º 3º) são comandados pelo Tenente PM Ivo Moraes, os quais pertencem à 2ª Cia. PM com sede em Piracicaba/SP, comandada pelo Capitão PM Ilgges, todos do 5º BPMAmb, tendo no comando o Tenente Coronel Ênio.
“Armamento suspeito de ser utilizado em caça de animais”
Durante atendimento à denúncia sobre caça de animais silvestres pelo município de São Sebastião da Grama/SP, duas equipes do policiamento ambiental do 2º Pelotão, Cabos PMs César e Elias, com a viatura A-05203 e apoiados pelo Sargento PM Sarmento e Cabo PM Maurício, da viatura A-05220, seguiram para o município de São Sebastião da Grama/SP.
Após as coordenadas do denunciante os policiais ambientais seguiram para uma propriedade agrícola, quando um indivíduo em atitude suspeita e, na iminência de ser abordado veio a empreender fuga dos policiais, quando dispensou vários armamentos no interior de um açude, os quais estavam envoltos em uma blusa juntamente com um frasco contento doze (12) munições de calibre 22 intactas, se embrenhando em uma densa vegetação.
Os policiais militares ambientais pediram apoio do Corpo de Bombeiros de São João da Boa Vista/SP, comparecendo no local a equipe da viatura AS-16201 composta pelo Sargento PM Nunes e Cabo PM Mouchi.
Os “homens rãs” adentram no açude e, após buscas localizaram três (3) cartucheiras calibres 22 e uma (1) espingarda calibre 12 submersas no açude, mediante ação de busca/mergulho.
Diante toda dinâmica e informações, os policiais militares ambientais seguiram para a residência do suspeito, Moacir, de 56 anos, onde com a autorização da esposa do acusado, juntamente com um advogado autorizaram a entrada dos policiais no imóvel onde foram localizados uma (1) cartucheira calibre 22 e uma (1) espingarda de pressão calibre 5.5 mm.
A ocorrência foi apresentada por as 15h00 no plantão da CPJ de São Sebastião da Grama, onde o delegado de polícia civil, Dr. Jorge Luís Ciacco Mazzi, auxiliado pelo investigador de polícia Helton Ricardo Ramos registrou um boletim de ocorrência de Localização/Apreensão de objetos.
Um Inquérito Policial deverá apurar toda situação, onde, a princípio Moacir deverá responder por posse ilegal de arma de fogo.
“PMAmb no programa jornalístico da Piracema Plus”
Na quarta-feira, 24, o comandante do 1° Pelotão da Polícia Militar Ambiental com sede em Pirassununga/SP, o 1° Tenente PM Ivo Morais participou do programa jornalístico de debates e notícias “A Voz do Povo” do canal “Piracema Plus”, sendo entrevistado pelo apresentador Ademir Naressi em transmissão ao vivo pelas redes sociais do facebook.com/reporternaressi e You Tube.
Na oportunidade foram destacadas as principais ações da PMAmb na região, especialmente, as decorrentes das Operações Corta Fogo e Huracán.
“Por dificultar a regeneração natural”
Em decorrência de ações pontuais voltadas a coibir delitos de ordem ambiental e criminal, e atendimento a denúncia, na quarta-feira, 24, os policiais militares do 2º Pelotão de PMAmb (com sede em São João da Boa Vista/SP), Sargento PM Guimarães e Cabo PM Rodrigo, componentes da viatura A-05203, se deslocaram para o município de Caconde/SP.
Já pela referida cidade, os policias foram para uma área localizada ao longo da Avenida Brasil, bairro dos Cristais, onde foi constatado uma supressão de vegetação graminea (brachearia), em uma area correspondente a 0,136ha, através de limpeza e nivelamento do terreno e abertura de lago, local este projetada por curso d’ água conforme o art 4 letra “a” item 1 da lei federal 12.651/2012, sendo assim foi lavrado em desfavor do infrator o AIA na modalidade de multa simples no valor de R$ 675,00 por infringir o artigo 48 da Resolução SIMA 005/21, permanecendo a área objeto da autuação embargada até a deliberação do atendimento ambiental, sem prejuízo da responsabilidade penal conforme a lei de crimes ambientais.
“Uso de fogo em área agropastoris”
Também pelo município de Caconde/SP, na mesma quarta-feira em questão, os mesmos policiais acima nominados, também, devido a atendimento de denúncia, apuraram que numa propriedade agrícola, ocorreu o corte de vegetação, entretanto, a área foi submetida ao uso de fogo controlado para limpeza de pasto sem que fosse apresentada a autorização do órgão ambiental competente.
Diante dos fatos, foi elaborado o Auto de Infração Ambiental (advertência) por “por fazer uso de fogo em área agropastoris” em área correspondente a 0,0255 hectares nos termos do artigo 56 da resolução SIMA 05/21.
Fotos e Informações – PM Ambiental