Pirassununga. Covid – 19. Apenas 7 casos suspeitos, cinco confirmados sendo um recuperado
Atualizado as 16h54 de 19 – 04 20
A Secretaria de Saúde, da cidade de Pirassununga, através dos dados enviados pela Vigilância Epidemiológica, informou que apenas 7 casos suspeitos aguardam resultados, sendo que um suspeito está internado na Santa Casa e, 5 casos confirmados, sendo um já recuperado. Destes, três estão em isolamento domiciliar.
No final da tarde deste domingo, 19, a prefeitura atualizou o seu boletim sobre os casos do Covid-19. Os resultados incluem as análises que estão sendo realizadas pelo laboratório da USP e, também dos enviados anteriormente pelo Instituto Adolfo Lutz.
A USP (Pirassununga) realiza até 160 amostras por dia, divididas em cerca de 18 cidades da região.
Algumas pessoas acreditavam que a USP estaria apenas realizando as análises coletadas na cidade, porém o laboratório local integra a Rede USP de Diagnóstico da Covid-19 (Rudic), anunciada pelo governo do estado, e que, reúne cinco centros da Universidade de São Paulo com infraestrutura e expertise para realização de testes de diagnóstico molecular para a detecção da covid-19 no Estado de São Paulo.
A cidade conta agora com 7 casos em isolamento social aguardando resultado, tendo um total de 75 casos descartados, uma pessoa está internada para acompanhamento e, 5 casos confirmados, sendo 1 recuperado, 3 em isolamento e 1 em internação na UTI.
Segundo um recente estudo publicado na revista Science, pessoas assintomáticas com Covid-19, são responsáveis por dois terços das infecções. Essas transmissões enfatizam a importância de medidas de distanciamento social que estão sendo adotadas, porém é preciso a conscientização das medidas de proteção e higiene, alguns países adotaram o uso da máscara como obrigatório.
O estudo mostra que, apesar dos pacientes que desenvolvem a doença serem duas vezes mais contagiosos, os assintomáticos chegam a ser seis vezes mais numerosos mesmo com propensão menor a infectar outros, tornando-se o motor dessa epidemia.
Muito boa a informações para nós passados. Mas onde se diz “Apenas 10 suspeitos” eu diria que a cidade “ainda conta com 10, sendo assim um número expressivo de suspeitos”, pois não sabemos ainda o resultado, e se os 10 derem positivos este número se torna assustador não é verdade? E ainda asaim vale usar a matemática dos.especialista que; 1 infectado pode se multiplicar no mínimo por 3 pois cada pessoa infectada pode contaminar mais 1 mais 2 ou mais 3. Portanto precisamos repensar nossa postura frente a essa delicada situação. Obrigada ao site por nos manter informados. Abraço a equipe!