Operação Pré-Piracema em Pirassununga apreende petrechos de pesca e realiza multas
Em ações desencadeadas no domingo, 31, pelo policiamento ambiental do 1º Pelotão (Pirassununga/SP), tendo no comando o Sargento PM Couto, da 2ª Cia. (Rio Claro), Capitão PM Ilgge, do 5º BPMAmb (Campinas) comandada pelo Tenente Coronel PM Ênio, o Cabo PM Cunha e Soldado PM Colombo lograram êxito em duas apreensões e petrechos e pesca e duas multas no valor de R$ 1.000,00 cada. As ações foram em decorrência de “Operação Pre-Piracema, no Rio Mogi Guaçu a jusante da barragem da ARATU, em Cachoeira de Emas/Pirassununga/SP.
Varas de Bambu
O Cabo PM Cunha e Soldado PM Colombo lograram êxito e abordar dois (2) indivíduos em ato de pesca de barranco utilizando “varas de bambu” em local proibido nos termos da Instrução Normativa IBAMA 26/2009, (menos de 200 metros da de corredeiras).
Dessa forma, foi realizada a abordagem e a elaboração dos respectivo Autos de Infração Ambiental no valor de R$ 1.000,00 cada indivíduo, por violação do artigo 35 da Resolução SIMA 005/21, bem como foi procedida a apreensão administrativa do petrecho utilizado, cabendo ainda a apuração da responsabilidade penal com base no artigo 34 da Lei Federal 9605/98.
Armadilhas proibidas
No mesmo dia em questão, os referidos policiais militares durante incursão pela mesma região do rio Mogi Guaçu, acima mencionado retiraram do rio duas redes de espera, ambas junta com 23 metros de cumprimento e uma armadilha do tipo “covo” ou “barduelo”, dispostos no ambiente aquático emanando assim considerável nocividade à fauna ictiológica nativa, cabendo salientar que aos referidos petrechos foram apreendidos, onde serão destruídos em local adequado e em data oportuna.