“Operação Boias” contou com a Marinha do Brasil em Pirassununga
Devido ao último Decreto do Governador Agripino (PSDB) do Estado de São Paulo, colocando o plano Canguru, onde o vírus do Covid – 19, somente circula das 20h00 às 06h00, de segunda a quinta-feira e, das 20h00 de sexta-feira às 06h00 de segunda, onde o comércio de forma geral precisa fechar suas portas, restando abertos, Mercados, Postos de Combustíveis e Pet’s.
O governador tucano, em sua visão, outros comércios não são essenciais podem fechar; Lojas, Restaurantes, Lanchonetes, Pizzarias, entre outros, sendo que para ele, os empregos e prejuízos não interesse, pois, estado, através de uma canetada subiu arbitrariamente os impostos do ICMS.
Diante a Medida do Governador Agripino, o tradicional “passeio de boias” foi proibido, sendo tradicionalmente o percurso da “prainha” de Cachoeira de Emas/Pirassununga – SP, até a área de Lazer dos Canoeiros na cidade de Porto Ferreira – SP.
Ambos os prefeitos destas cidades adotaram medidas para coibir o ato, em atenção ao Decreto e cumprindo determinação do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
O secretário Paulo André da Silva Tannus, da pasta de segurança pública de Pirassununga fez contato com a Marinha do Brasil, solicitando o apoio na fiscalização no Rio Mogi Guaçu, entre os dois municípios. O prefeito de Porto Ferreira também tomou medidas normalmente onde se dá, a chegada das boias.
De acordo com André Tannus, durante a semana ficou acertado, após reuniões, com a Polícia Militar Rodoviária, Ambiental, Guarda Civil Municipal, da Marinha do Brasil (na fiscalização do Rio) e, com o D.E.R, onde foi organizada uma barreira Sanitária em toda região de Cachoeira de Emas.
Ao menos 60 pessoas que vieram das cidades de Araras, Vargem Grande do Sul, Santa Cruz das Palmeiras, Ribeirão Preto e Porto Ferreira tiveram que retornar devido a proibição da entrada na área da “prainha”, onde a maioria das pessoas que tentavam chegar ao local alegaram desconhecer as medidas adotadas.
Uma viatura da 3ª Cia. PM de Pirassununga teria ido ao local, de acordo com o secretário Tannús
“A justificativa no aumento do imposto em todo o estado de São Paulo se deve pela crise econômica provocada pela pandemia da Covid-19, o que necessita um aumento de arrecadação, segundo o governo. Em 2019, São Paulo arrecadou R$ 144 bilhões em ICMS, representado 84% dos valores recolhidos em tributos pelo estado” porém, ele mesmo, governador causou tudo isto ao tomar medidas drásticas e desnecessárias.
Fotos – SSPM e, Fotos e Videos Rodrigo Furlan
Se “apenas”uma vida foi poupada por evitar o contágio durante a aglomeração que seria durante o passeio de bóias deste ano, digo que já valeu a pena, pois bom senso é o que todos devemos ter enquanto o povo não for imunizado com a vacina.
Parabéns ao Secretário Paulo André e sua equipe!