Mestrado Profissional em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública
Na sexta-feira, 16, de abril último, o Capitão PM Neymar Pereira dos Santos, Comandante da 3ª Companhia do 36º Batalhão de Polícia Militar do Interior, com sede em Pirassununga, concluiu o Mestrado Profissional em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, desenvolvido pelo Centro de Altos Estudos de Segurança.
Com o cenário atual devido a pandemia – Covid 19, a formatura foi realizada de forma “online”, no salão nobre do Quartel do Comando Geral em São Paulo, contando apenas com o Alto Comando da PMESP e alguns representantes, dos 111 formandos. O Coronel PM Fernando Alencar Medeiros – Comandante Geral da PMESP foi escolhido como paraninfo da turma do CAO II/20, por ter exercido a função de Comandante de Pelotão dos atuais formandos em meados de 2000 a 2004, na Academia do Barro Branco.
O curso de Mestrado Profissional em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública é direcionado para a continuidade da formação científica, acadêmica e profissional, destinado aos Capitães da Polícia Militar, capacitando-os à pesquisa científica, à análise, ao planejamento e ao desenvolvimento, em alto nível da atividade profissional de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública, de bombeiro e de execução das atividades de defesa civil. A conclusão do curso é requisito fundamental para que os Capitães da PMESP sejam promovidos ao posto de Major PM.
Foi apresentada como dissertação para conclusão de curso a monografia com tema “Atuação integrada entre a Polícia Militar do Estado de São Paulo e as Organizações Militares das Forças Armadas”. Município de Pirassununga – um estudo de caso. Participaram como orientador o Coronel EB Eduardo Xavier Ferreira Glaser Migon, membros o Brigadeiro do Ar Mário Augusto Baccarin e o Tenente Coronel PM Marcio Silveira Franco.
Fotos – Polícia Militar do Estado de São Paulo