Maria Lenk
A paulistana Maria Emma Hulga Lenk Zigler, nasceu no dia 15 de janeiro de 1915 e faleceu no Rio de Janeiro, 16 de abril de 2007 foi a principal nadadora brasileira, e também a única mulher do país a ser introduzida no Swimming Hall of Fame, em Fort Lauderdale, Flórida.
Maria era filhos de alemães, sua irmã nadadora e seu irmão jogador de basquete.
Primeira nadadora brasileira a ter um recorde mundial, considerada pioneira da natação, e a primeira mulher a usar o nado borboleta.
Começa na natação por causa de uma pneumonia, com faltas de piscina na cidade de São Paulo, começa a nadar no Rio Tiete, de 1932 a 1935, venceu 4 vezes seguidas a tradicional Travessia de São Paulo a Nado, aos dezessete anos já era uma atleta de nível internacional.
Foi a primeira mulher sul-americana a competir em Olimpíadas, nos Jogos de Los Angeles, em 1932.
Nas Olimpíadas de 1936, compete usando uniformes emprestados e não conquista nenhuma medalha, no ano de 1939, durante a preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, quebrou dois recordes mundiais individuais, nos 200m e 400m peito, a primeira e única brasileira a fazê-lo, o recorde dos 400 metros nado peito, que atualmente não existe mais, 6min15s80, foi registrado no dia 11 de outubro daquele ano, na piscina do Clube de Regatas Guanabara. No mês seguinte, Lenk nadou 2min56s90 na prova de 200 peito, por conta da Segunda Guerra Mundial a Olimpíadas de 1940 é cancelada.
No início dos anos 40, foi a única mulher da delegação de nadadores sul-americanos que excursionou pelos Estados Unidos; Maria quebrou doze recordes norte-americanos e aproveitou sua estadia para concluir o curso de educação física.
Em 1942 ajudou a fundar a Escola Nacional de Educação Física, membro vitalício da Sociedade Americana de Técnicos de Natação.
Até hoje detém diversos recordes mundiais, em 1988, quando foi homenageada com o Top Ten da entidade máxima do esporte por ser um dos dez melhores nadadores máster do mundo.
No campeonato mundial da categoria 85-90 anos, realizado em agosto de 2000, ela voltou de Munique com cinco medalhas de ouro: foi a campeã dos 100 metros peito, 200 metros livre, 200 metros costas, 200 metros medley e 400 metros livre.
Lançou o livro Longevidade e Esporte, onde mostrou os benefícios trazidos pela prática de esportes, até os últimos dias de vida nadava cerca de 1.500 metros por dia.
Maria Lenk a maior nadadora brasileira de todos os tempos e uma das maiores do mundo.