Leme terá Campanha de Conscientização do Autismo e mutirões de combate à Dengue
A Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal da cidade de Leme/SP, já antecipou em Nota, mais uma campanha, desta feita, a partir do mês de abril que se trata da Campanha Nacional de Conscientização do Autismo.
Também, anuncia as novas etapas dos Mutirões a serem realizadas nos bairros do referido município no combate ao mosquito da Dengue.
Abril Azul: Mês de Conscientização do Autismo
Está na hora de entender, apoiar e respeitar!
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal da Saúde informa sobre a Campanha Nacional de Conscientização do Autismo, “Abril Azul”.
Serão realizadas diversas ações, como forma de mobilizar a sociedade sobre essa condição ainda desconhecida e discriminada por muitos. Confira a programação:
SEXTA-FEIRA – 01 DE ABRIL
Início das Palestras “Identificando o autismo” nos postos de Saúde ministradas pelos Agentes Comunitários de Saúde.
Durante todo o mês, nos dias de consultas de Ginecologia e Pediatria.
SÁBADO – 02 DE ABRIL
3º Caminhada de Conscientização do Autismo
10h | Av. 29 de Agosto saindo da Praça da Escola Maria Joaquina de Arruda
SEGUNDA-FEIRA – 04 ABRIL
Palestra “Entendendo o diagnóstico e a intervenção precoce no Tratamento do Espectro/Autista” com a Profª. Me. Maria Elisa Granchi Fonseca
19h30 | Anfiteatro da Faculdade Anhanguera Leme
Aberta ao público.
TERÇA-FEIRA – 05 DE ABRIL
Workshop “Lugar de autista é em todo lugar”
19h | Centro Integrado Educacional Kamal Taufic Nacif (Antiga Praça da Cianê)
Aos profissionais da Assistência de Desenvolvimento Social, Saúde e Público Geral.
QUARTA-FEIRA – 06 DE ABRIL
Workshop “Lugar de autista é em todo lugar”
09h | Centro Integrado Educacional Kamal Taufic Nacif (Antiga Praça da Cianê)
Aos profissionais da Assistência de Desenvolvimento Social, Saúde e Público Geral.
TERÇA-FEIRA – 12 DE ABRIL
Mesa Redonda com Profª.” Me. Dafne Pavanelli Fidelis, Profª. Dra. Giovana
Escobal e participação da Secretaria de Educação, CRPA – Centro de Referência da Pessoa com Autismo, SADS – Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e Secretaria de Saúde.
19h | Centro Integrado Educacional Kamal Taufic Nacif (Antiga Praça da Cianê)
Aos Professores, Gestores, Zeladores, Monitores, Pais de Autistas e Público Geral.
TEA – TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.
Saiba mais em:
· https://linhasdecuidado.saude.gov.br/portal/transtorno-do-espectro-autista/definicao-tea/
· https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_atencao_reabilitacao_pessoa_autismo.pdf
Informações adicionais no Centro de Referência da Pessoa com Autismo, localizado na Rua José Manoel de Arruda Oliveira, 340 – Jardim Bela Vista, ou através do telefone 3555.1448.
Mutirão contra o Aedes aegypti no Conjunto Habitacional Victório Bonfanti e Jardim Alto do São Rafael será realizado no dia 01 de abril
O trabalho visa prevenir a incidência das doenças ocasionadas pelo mosquito, com o recolhimento de objetos que podem acumular água
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e do Núcleo de Controle de Zoonoses, informa mais uma etapa do Mutirão Municipal contra o Aedes aegypti. De acordo com o cronograma de ações, os trabalhos serão realizados na sexta-feira, dia 01 de abril no Conjunto Habitacional Victório Bonfanti e Jardim Alto do São Rafael, das 08h às 12h.
Com a participação de agentes do Núcleo de Zoonoses, agentes comunitários de saúde e funcionários da Secretaria de Serviços Municipais, o trabalho consiste no recolhimento e eliminação de materiais que possam acumular água, evitando assim a propagação de três doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (Dengue, Chikungunya e Zika vírus). Os pequenos objetos são recolhidos pelos Agentes Comunitários e do Núcleo de Zoonoses no dia do mutirão, e os materiais de grande volume descartados pela população são recolhidos na semana seguinte – a partir da segunda-feira – pela equipe de limpeza da Secretaria de Serviços Municipais.
Como o Mutirão da Dengue é realizado pela procura “casa a casa” por criadouros, é necessário que a população permita a entrada dos agentes municipais, que estarão devidamente credenciados. E, para que ele tenha os resultados esperados, é importante que a população colabore e mantenha quintais e terrenos limpos, sem objetos que possam acumular água.
Confira o cronograma do Mutirão da Dengue em suas próximas etapas:
QUINTA E SEXTA – FEIRA – 07 E 08 DE ABRIL
VILA SUMARÉ
VILA SÃO JORGE
Informações adicionais podem ser adquiridas no Núcleo de Controle de Zoonoses, localizado na Rua Waldemar Silenci, 450 – Cidade Jardim, ou pelo telefone 3571.0295.