Leme contra a Dengue. Todos unidos contra o mosquito
A Prefeitura do Município de Leme, por meio do Núcleo de Controle de Zoonoses da Secretaria da Saúde informa sobre as ações de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya realizadas no município, que confirmou apenas 5 casos de dengue em 2022.
CONFIRA OS DADOS ATÉ 18 DE ABRIL:
ü Casos notificados: 46
ü Casos confirmados: 5
ü Casos negativados (não confirmados): 32
ü Casos aguardando confirmações por exame: 9
O Núcleo de Controle de Zoonoses realiza semanalmente mutirões pelos bairros, com vistas na eliminação de possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue. Os mutirões contam com o apoio das equipes de limpeza da Secretaria de Serviços Municipais, que auxiliam na limpeza e recolha de materiais sem utilidades e que são propícios para criadouros do mosquito, além dos mutirões, o Núcleo de Controle de Zoonoses também realiza outras ações de combate, tais como:
ü Visita casa- casa;
ü Busca ativa dos casos positivos;
ü Atividades educativas em escolas e empresas com palestras;
ü Controle mecânico em pontos estratégicos e imóveis especiais;
ü Controle biólogo com larvicidas em locais de insensíveis fixos;
ü Divulgação de ações nas mídias;
Atualmente está em andamento no setor, a ADL – Avaliação de Densidade Larvária, que é realizada 4 vezes ao ano, com o objetivo de rastrear possíveis focos de larvas e identificar áreas mais suscetíveis à proliferação do mosquito.
O Veterinário Chefe do Núcleo de Controle de Zoonoses, Jose Ricardo Mattos Varzone, explica como a população também pode ajudar nessa luta contra a Dengue e o mosquito transmissor, adotando práticas simples no dia a dia, como por exemplo:
ü Verificar constantemente suas residências, terrenos, jardins, e demais áreas os pontos onde pode-se acumular água removendo-os e descartando-os;
ü Verificar caixas de água sem tampa ou quebradas, ralos, privadas com pouco uso, pratos de vasos de plantas, bandeja debaixo das geladeiras, calhas entupidas, pote de água de animais domésticos;
ü Sempre permitir a entrada dos agentes para uma atenciosa inspeção;
Com relação à situação no País:
Conforme boletim epidemiológico nº 09 do Ministério da Saúde, publicado em 21 de março deste ano, apontou-se um aumento de 35,4% nos casos de dengue em relação ao mesmo período em 2021. De acordo com o material, foram registrados 30 óbitos e 128.379 casos da arbovirose (denominação técnica para a Dengue).
O coordenador de Vigilância das Arboviroses do Ministério da Saúde, Cássio Peterka, reitera que a principal ação de combate ao Aedes aegypti é diminuir os focos de água parada. “Quando trabalhamos para reduzir esses focos de água parada, reduzimos também o número de casos. Nós fazemos campanhas e entramos em contato com os estados para que façam a suas campanhas de conscientização”, alerta.
Ele explica que, por conta das restrições impostas pela pandemia, os trabalhos dos agentes comunitários de porta a porta só foram retomados no segundo semestre de 2021. Com isso, a Pasta implementou novas metodologias, incluindo um novo produto de origem biológica, o larvicida Espinosade, para tratamento de possíveis criadouros do mosquito. Em 2021, foram distribuídas 57,7 milhões de pastilhas e, em 2022, já foram distribuídas 12,8 milhões.
Fique atento ao mutirão no seu bairro!
BAIRRO JARDIM EMPYREO – 05 E 06 DE MAIO.
Informações adicionais podem ser adquiridas no Núcleo de Controle de Zoonoses, localizado na Rua Waldemar Silenci 450 – Cidade Jardim – Leme – SP, ou através do telefone 3571-0295.
Conteúdo Extraído da – Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Leme