Leme. Agosto Dourado – Mês de incentivo à amamentação
Campanha de 2022 tem como tema: Fortalecer a Amamentação – Educando e Apoiando
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa sobre o Mês “Agosto Dourado” – Mês de incentivo à amamentação.
O mês de agosto é conhecido como “Agosto Dourado”, porque simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. É uma cor especial, que já percorre o mundo com o seu laço simbólico.
O “Agosto Dourado” tem início com a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), que faz parte de uma história focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança.
No início dos anos 90, a Organização Mundial de Saúde, juntamente com a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), em um encontro, gerou o documento “Declaração de Innocenti”, que a partir de 1992, deu origem as primeiras campanhas de incentivo ao aleitamento materno, definidas e coordenadas pela Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação (WABA).
Anualmente, é a WABA quem define o tema a ser explorado e produz materiais que, atualmente, são traduzidos em 14 idiomas.
Esse ano, a WABA definiu o tema “S.T.E.P. up for breastfeeding: educate and support”, que no Brasil, foi adaptado, pelo Ministério da Saúde que é o responsável desde 1999, como: “Fortalecer a Amamentação – Educando e Apoiando”.
Importância do Leite Materno
As atividades do “Agosto Dourado” buscam defender e promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, podendo se estender até os dois anos ou mais de idade.
A Semana Mundial da Amamentação abre o Agosto Dourado: Voltando-se para a sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 38% das crianças são amamentadas de maneira exclusiva com o leite materno e em demanda livre até o sexto mês de vida. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, apenas 9% das crianças se beneficiam do aleitamento materno exclusivo ao longo desses seis meses iniciais de vida. Melhorar os índices de aleitamento materno, além de ajudar na qualidade de vida das crianças, também reduz a desnutrição e a mortalidade infantil no Brasil.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal da Saúde, localizada na Av. Dr. Hermínio Ometto, 705 – Jd. Alvorada, ou através do telefone 3573-6599.
Fonte – Secretaria de Comunicação Social