Governo anuncia fase emergencial em todo o Estado de São Paulo
O governador João Doria (PSDB) decretou, nesta quinta-feira, 11, “Fase Emergencial” em todo o Estado de São Paulo. A nova classificação do Plano São Paulo é mais rígida do que a Fase Vermelha, em vigor desde o último sábado, 6. A Fase Emergencial será decretada entre os dias 15 e 30 de março.
A informação foi divulgada durante entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. A Prefeitura de Ribeirão Preto agendou uma coletiva ainda para esta quinta-feira, 11, às 17h. Doria frisou que a medida não caracteriza um lockdown e que, com ela, estima reduzir a circulação de 4 milhões de pessoas em todo o Estado.
“Vou honrar o cargo que ocupo, mesmo que isso custe minha popularidade. Vocês me elegeram para cuidar de vocês, não para cuidar de mim. […]E o certo hoje é fazer o que for preciso para parar essa segunda onda que está matando todas essas pessoas em São Paulo. Eu faço um apelo para você, não como governador, mas como cidadão, pai de família, como brasileiro que ama o pais: respeite as recomendações de isolamento”, declarou Doria em um vídeo publicado nas redes sociais.
Já o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, o estado passa pelo pior momento da pandemia. Ao longo de 20 dias consecutivos, os hospitais paulistas bateram recorde de ocupação em UTI. “É a maior crise sanitária de todos os tempos.[…] Estamos no limite. Hoje, 53 municípios estão com 100% de taxa de ocupação de leitos. Na segunda-feira, eram 32”, ressaltou o secretário.
A ocupação de leitos também foi abordada pelo governador, segundo ele, o Estado está próximo do limite físico e de profissionais de saúde. “Para aqueles que dizem que é só abrir novos leitos de UTI, eu esclareço: não é. No Estado de São Paulo tínhamos 3,5 mil leitos, agora temos 9,2 mil. Mas não temos mais profissionais suficientes, profissionais de saúde para atender tantos leitos”, esclareceu Doria.
Confira as regras da Fase Emergencial:
Restrição completa
– Serviços de retirada de compras, mercadorias, alimentação de todos os setores.
– Lojas de materiais de construção
– Celebração religiosas coletivas. (Os templos seguirão abertos para manifestações religiosas particulares).
– Atividades esportivas coletivas
– Permitido somente serviços de drive-thru (entre 5h e 20h) e delivery 24h para restaurantes e outros estabelecimentos comerciais.
Tele-trabalho obrigatório para atividades administrativas não essenciais
– Órgãos públicos
– Escritórios e qualquer atividade desde que o setor não seja essencial
Transporte coletivo
Para tentar evitar aglomeração no transporte coletivo, o governo propõe um escalonamento de horário de entrada no trabalho dos seguintes segmentos:
5h-7h: trabalhadores da indústria
7h-9h: trabalhadores de serviços
9h-11h: trabalhadores do comércio
Rede estadual de ensino
Escolas estaduais abertas apenas para alimentação, distribuição de materiais e chips com agendamento prévio. A Secretaria Estadual de Educação recomenda para que todas as atividades nas escolas sejam reduzidas ao mínimo necessário para diminuir a circulação de pessoas. Quem puder, deve ficar em casa
Os recessos de abril e outubro serão antecipados para o período de 15 a 28 de março, sem prejuízo do calendário escolar. Alunos não terão atividades obrigatórias a desenvolver e devem permanecer em casa.
Outras medidas:
– Toque de recolher: entre às 20h e 5h
– Proibição do uso de praias e parques
– Proibição completa de qualquer aglomeração
– Usar máscara em todos os ambientes internos
Fonte: Revide
Quanta hipocrisia dessa cara. Já sabe que não ganha nunca mais agora não tá nem aí. Vamos fazer um resumo, pra ver se eu não perdi nada: a um ano atrás mandaram fechar tudo, exceto essenciais para melhorar o sistema de saúde, pessoas saudáveis foram obrigadas a usarem máscaras, ficamos meses fechados até que do nada, graças as eleições, houveram cidades que chegaram a fase verde, um verdadeiro milagre. Desmontaram até os hospitais de campanha (apesar de boa parte nunca ter sido usado). Passada as eleições, um dia depois precisamente, de verde passamos para a laranja, se me recordo bem, pra no final do ano, passarmos pra vermelha e ele, nosso querido governador ir as compras em MIAMI. Desde o começo do ano os restaurantes estão podendo trabalhar até as 20h. Final de fevereiro adotaram o “toque de recolher” juntamente com a fase vermelha. E as mortes e infectados continuam aumentando?! Então não existe lógica pra essa abordagem! Só favorece o ponto de que TUDO não passa de politicagem suja pra controlar o povo. Que raio de emergencial que começa a partir de segunda-feira?! Me pergunto quando é que vamos começar a nos manifestarmos a respeito dessa ditadura em forma de medo do vírus. Acorda povo! Estamos sendo feitos de palhaços por um vírus que não chega a 3% de mortalidade, tudo em nome de dinheiro e poder. E não me venha com esse papinho de negacionista, o virus existe e infelizmente pessoas vão morrer e parece que quanto mais se vai para os hospitais, mas morrem.