George Best
George Best – Belfast, 22 de maio de 1946 – Londres, 25 de novembro de 2005 – foi um jogador de futebol norte-irlandês.
Consagrou – se no time inglês do Manchester United, sendo considerado um dos maiores ídolos do Manchester de todos os tempos e o melhor jogador irlandês e britânico da história.
O significado de seu sobrenome, em inglês, é “melhor”, o que gerou um ditado popular em sua terra natal: “Maradona good. Pelé better. George Best (Maradona, bom. Pelé, melhor. George, ‘O’ melhor)”.
Não demoraria a explodir: driblador, provocador e dono de um talento irrepreensível dentro de campo.
Ganhou fama de pop star, alcunhado como o Elvis Presley do futebol. Estava sempre presente nas manchetes dos tablóides. No entanto, o gosto excessivo por bebidas e a vida desregrada, com noitadas, brigas, carrões e belas mulheres, arruinou sua carreira e até a saúde.
Sua única frustração foi não ter disputado uma Copa do Mundo, pois a seleção irlandesa dispunha de um time bem modesto. Ao representar a pátria, Best anotou nove gols em 37 partidas.
Após deixar a Inglaterra, teve passagens discretas por alguns clubes australianos e jogou oito anos nos Estados Unidos. Quando defendeu o Los Angeles Aztecs, em 1976, teve o privilégio de enfrentar Pelé, à época no Cosmos. Do Rei do Futebol, ele ouviu um inesquecível elogio de que era um dos melhores do mundo.
Frases polêmicas de uma lenda chamada GEORGE BEST
“Gastei muito dinheiro com bebidas, mulheres bonitas e carros velozes. O resto, desperdicei.”
“Em 1969, eu abandonei o álcool e as mulheres. Foram os piores 20 minutos da minha vida.”
“Pelé me disse que eu era o melhor jogador do mundo. Essa foi a maior homenagem que recebi.”
“Dizem que eu tentei dormir com sete misses mundo. Não é verdade. Foram apenas quatro. As outras três vieram atrás de mim.”
“Nasci com um grande dom que algumas vezes tem um lado destrutivo. Queria superar todo mundo em campo quando jogava e, da mesma maneira, queria superar todo mundo nas minhas saídas noturnas.”
“Ele “Beckham” não sabe chutar com o pé esquerdo, não sabe cabecear, não sabe fazer faltas e não marca muitos gols. Fora isso, é um bom jogador.”
“Eu parei de beber, mas somente quando estou dormindo.”
“Infelizmente não há antídoto contra o alcoolismo. A bebida foi o único adversário que não consegui superar.”