Força Aérea Brasileira comemora neste domingo, 23, o Dia da Intendência
Na quinta-feira, 21, o Major Brigadeiro Intendente, Eurico Jorge de Leme, hoje na reserva da Força Aérea Brasileira, natural de Curitiba/PR, residente em Pirassununga, casado a empresária Elisabete Morcelli de Lima, do ramo de modas, proprietária da Bete Atelier, participou do programa A Voz do Povo, da Rádio Piracema 94,7, de Pirassununga, onde foi entrevistado pelo radialista Ademir Naressi. A pauta do programa foi a importância da Intendência para a Força Aérea e sua origem.
O Dia da Intendência é comemorado neste domingo, 23.Abaixo você confere parte do que foi falado.
1 – PIONEIROS DA INTENDÊNCIA DA AERONÁUTICA
Qual foi a origem da Intendência na Aeronáutica?
No dia 23 de agosto de 2020, a Intendência da Aeronáutica completará 75 anos de sua organização.
II Guerra Mundial – 1939 – 1945
Jan 1941 – Criação do Ministério da Aeronáutica
Out 1944 – Primeiro Esquadrão de Caça chega na Itália.
No contexto da Segunda Guerra, a atividade de intendência cresceu e foi quando o então Ministro da Aeronáutica Salgado Filho designou uma comissão para elaborar um esboço de organização dos Serviços de Contabilidade do Ministério da Aeronáutica.
Qual foi o resultado do trabalho dessa comissão?
Como fruto de um trabalho árduo e profícuo de uma geração de abnegados que, praticamente do “zero”, trazendo apenas as suas experiências da Intendência Naval e da Intendência do Exército, em setembro de 1941, foi criado o Serviço de Fazenda da Aeronáutica.
60 (sessenta) militares. Esse foi o número inicial de Oficiais Intendentes que foram transferidos da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro. Egressos dos mais variados rincões e forjados nas mais distintas formações, constituíram um grupo coeso e harmônico que, com profissionalismo, preparo e dedicação, construíram os alicerces da Intendência da Aeronáutica.
Algum destaque entre os Oficiais que participaram da comissão?
Dentre os “Pioneiros da Intendência da Aeronáutica”, destaco a figura Capitão de Mar e Guerra Barreto que liderou os primeiros passos da nossa Intendência e do Major Intendente do Exército Granja que foi responsável por sua estruturação, evolução e consolidação como instituição no organograma do Ministério da Aeronáutica.
Seu empenho em reunir, em um só órgão, a responsabilidade pelos assuntos de finanças e intendência foi decisivo para que, em 23 de agosto de 1945, fosse criado o Serviço de Intendência da Aeronáutica.
Em agosto de 1979, foi instituído o dia 23 de Agosto como Dia da Intendência e reconhecido o Tenente-Brigadeiro Intendente José Epaminondas de Aquino Granja, como Patrono do nosso Quadro.
2 – FORMAÇÃO
Com a criação do Serviço de Intendência como ficou a formação?
Após a transferência inicial dos oficiais da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, a admissão de oficiais no Quadro de Intendência se faria mediante conclusão do curso de formação de oficiais da Escola de Intendência da Aeronáutica, sendo que, enquanto não fosse criada a referida Escola, esse curso de formação seria realizado na Escola de Intendência do Exército.
E atualmente?
Atualmente a formação do Oficial Intendente começa na Academia da Força Aérea (AFA). Durante quatro anos, os cadetes intendentes recebem instruções militares de formação básica e cursam o bacharelado em Administração, com ênfase em Administração Pública e Ciências da Logística, com habilitação em Intendência da Aeronáutica.
Os militares saem da AFA com dois diplomas e com o conhecimento para fazer a gestão de finanças, patrimônio, subsistência e material.
3 – ATUAÇÃO
Onde o Serviço de Intendência atua?
A Intendência exerce um trabalho contínuo e permanente que deve, necessariamente, estar focado na atividade fim e nos resultados operacionais, sem deixar de estar atenta aos princípios regentes da administração pública.
Nas unidades (Subsistência, Almoxarifado, Registro, Finanças, Licitações e Contratos, PRVF…)
Na Diretoria de Administração: Subdiretoria de Abastecimento (Fardamento Gratuito, Fardamento Reembolsável, Subsistência): Subdiretoria de Pagamento de Pessoal e Subdiretoria de Encargos Especiais).
240 unidades apoiadas – 39.000 militares atendidos
Subsistência: 54 ranchos organizados – 57.000 efetivo apoiado
PRVF: 30 Postos de venda – Efetivo atendido 35.000
Na Secretaria de Secretaria de Economia, Finanças e Administração (Subsecretaria de Contabilidade, Subsecretaria de Contratos e Convênios)
No Estado Maior da Aeronáutica – Planejamento Estratégico
O intendente pode ver o reflexo do seu serviço nas realizações da FAB, pois ele dá suporte para que todas elas aconteçam, desde a alimentação até a decolagem das aeronaves. A Intendência está envolvida em diversas áreas, por isso, é preciso ter um conhecimento amplo.
4 – INTENDÊNCIA EM CAMPANHA
Qual a importância da Intendência Operacional nas missões da Força Aérea?
Um trabalho silencioso, de bastidores, mas fundamental para o sucesso das várias missões da Força Aérea Brasileira (FAB).
A Intendência em Campanha tem uma atuação bastante diversificada. Seu engajamento pode se dar em situações de ajuda humanitária, calamidade pública, desastres naturais, acidentes aéreos, ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e em conflitos. Seu objetivo é prover apoio de alojamento, alimentação, higienização (banho e sanitários) a fim de proporcionar a recuperação diária dos militares, de modo que eles possam seguir a rotina de trabalho, distante de suas casas, de seus familiares, e sob condições de estresse.
(O Módulo de Alimentação a Pontos Remotos (Mapre), que inclui cinco containeres que se formatam numa cozinha industrial, se desloca na carroceria de um dos caminhões. O Rodomapre, que funciona no formato de cozinha sob rodas. Ambos módulos são usados para produção e preparação das refeições servidas em atividades operacionais em locais afastados.
O Grupamento de Apoio Logístico de Campanha (GALC), localizado no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ), concentra a maior parte do material de campanha utilizado nas operações. Em situações de crise, em um período de 24 a 48 horas, a logística operacional deve estar pronta para operar na plenitude.
Pode falar sobre algumas ações da Intendência em Campanha registradas ao longo dos anos, no Brasil e no exterior.
O apoio logístico durante o trabalho de resgate no acidente da aeronave Gol 1907, no ano de 2006;
Logística da operação
54 dias
Horas voadas – 1534h
Pessoal – 991
Organizações participantes – 71
Carga transportada – 382 ton
Passageiros transportados – 6308
Operação Serrana, em 2011, no Rio de Janeiro (RJ); e
A chuva na Região Serrana do RJ, que provocou 506 mortes é considerada a maior tragédia climática da história país.
O Socorro às vítimas do terremoto no Haiti, em 2010, também contou com o trabalho dos Intendentes da FAB.
5 – PARTICIPAÇÃO DA INTENDÊNCIA DA AERONÁUTICA PARA O CRESCIMENTO DA FORÇA AÉREA:
Qual a participação da Intendência da Aeronáutica para o crescimento da Força Aérea?
Nestes 75 anos de existência, a Intendência da Aeronáutica participou efetivamente do crescimento da Força Aérea Brasileira:
- no Teatro de Operações da 2ª Guerra Mundial, proporcionando aos integrantes do 1º Grupo de Aviação de Caça, serviços de pagamento do pessoal em moeda italiana, fluxo de material, hospedagem, infraestrutura de higiene pessoal, alimentação que reduziram o desconforto de estarem longe da Pátria, tendo sido considerada por muitos como fundamental para a exitosa campanha na Itália;
- na criação de depósitos que facilitaram o trabalho, como o Depósito de Material Bélico e o Depósito Central de Intendência da Aeronáutica;
- no planejamento da Fazenda de Pirassununga, com a finalidade de ocupar produtivamente as terras da guarnição de Pirassununga, desenvolvendo atividades agropecuárias e fornecendo gêneros alimentícios, de acordo com sua capacidade produtiva;
- na criação do primeiro Centro de Processamento de Dados do Serviço Público Federal, responsável pelo processamento do pagamento de pessoal, militares e civis;
- na implantação do um moderno sistema de automação (Transelevador e das Etiquetas Eletrônicas (RFID), que fez face à crescente demanda de uniformes nos Postos de Venda de Fardamento. Pioneiro no Ministério da Defesa, duplicou a capacidade de armazenagem, além de ter facilitado o rastreamento dos itens, desde a produção até a distribuição;
- PRVF:
- 30 Postos de venda
- Efetivo atendido 35.000
Estrutura medindo 90m de cumprimento por 8 m de largura e 9 m de altura
Armazenamento de 5000 caixas tam 90 x 60 x 50 cm
Robô sob trilhos percorrendo os 90 m cumprimento
- na criação do Centro de Controle Interno da Aeronáutica, atendendo à recomendação do TCU, passando a integrar o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal;
- O CENCIAR busca prioritariamente subsidiar as ações das unidades gestoras do COMAER, promovendo a análise necessária para o incessante aperfeiçoamento dos atos de gestão do orçamento, das finanças, do patrimônio e dos recursos humanos.
- A Intendência da Aeronáutica teve relevante envolvimento na aquisição das aeronaves KC-390 e F-39 Gripen. Ocorreram atividades relacionadas ao processo de compra dessas aeronaves, à gestão dos contratos de desenvolvimento do projeto e de transferência tecnológica, assim como ao provimento da infraestrutura operacional necessária.
- na Reestruturação da Força, participando efetivamente na concentração dos serviços administrativos em uma estrutura única, capaz de padronizar procedimentos e obter ganhos de escala e de aprendizado, sendo o caminho mais indicado para combater o desperdício e o desvio da atividade fim dos Comandos e Organizações operacionais.