Decreto em Conchal reabre o comércio com regras
A Prefeitura de Conchal decidiu reabrir o comércio a partir desta segunda-feira (6) com um novo decreto municipal. A abertura é condicionada a uma série de regras divulgada em uma guia, que foi postado nas redes sociais da administração municipal.
A prefeitura investiga 10 casos suspeitos de Covid-19 no município, que tem 25,2 mil habitantes. Uma morte sendo investigada.
Abertura antes do prazo estadual
A abertura acontece um dia antes do prazo de quarentena determinado pelo governador de São Paulo, João Doria, que obriga o fechamento do comércio e mantém apenas os serviços essenciais, como nas áreas de saúde e segurança, até terça-feira (7).
“No comitê participam pessoas da área da saúde que indicaram que seria sim possível a abertura de alguns comércios, uma vez que estes adotassem medidas de prevenção para que não houvesse transmissão de coronavírus”, disse João Carlos Godoi Hugo, diretor jurídico da Prefeitura de Conchal.
A quarentena é uma recomendação de autoridades da área de saúde no Brasil e no mundo.
Abertura com recomendações
Segundo publicação da prefeitura no Facebook, as medidas do decreto nº 4.262 foram tomadas após a segunda reunião do Comitê de Crise para enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, realizada na sexta-feira (3).
No guia com as regras, a prefeitura separa recomendações por categorias de comerciantes.
Na categoria de restaurantes, lanchonetes, sorveterias, ambulantes e trailers, por exemplo, explica que eles poderão funcionar em horário normal com entregas a domicílio (drive-thru), mas não será permitido consumo no local. Diz ainda que é de responsabilidade do comércio fazer a higienização do estabelecimento, sob pena de multa e cassação de alvará.
Lojas de roupas, óticas, acessórios, móveis, papelarias, eletrônicos e comércio em geral também podem funcionar em horário normal, mas devem restringir o acesso de clientes a 1 pessoa a cada 10 m² de área útil, disponibilizando álcool em gel ou água e sabão, além da utilização de máscaras pelos funcionários. As medidas de higiene são as mesmas e tem as mesmas punições.
Proibições mantidas
A prefeitura manteve a proibição de eventos, celebrações religiosas e atividades em clubes e praças. Também continuarão fechadas academias, boates, casas noturnas, bares, casas de espetáculos, museus, centros culturais e bibliotecas.
Fonte: G1 São Carlos
Não seria o caso de publicar matérias onde o comércio permanecerá fechado! haja vista ser esta a orientação da Organização Mundial da Saúde ou será que o jornalista Antonio Naressi está utilizando do Blog para induzir seus leitores a tomar a atitude que ele defende mas que não dá a cara para bater?