CRISE. Imbróglio entre Administração da Santa Casa e Corpo Clínico deixa população a deriva
Nesta quinta-feira, 30 de dezembro de 2021, o Corpo Clínico da Sana Casa de Misericórdia da cidade de Pirassununga/SP, emitiu um comunicado informando que após a mudança dos plantões nesta quinta-feira em questão, até o início do plantão noturno de domingo, 2 de janeiros de 2022, vários setores do hospital não terão atendimento, inclusive com redução no atendimento no Pronto Socorro e, fechamento das da Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia e UTI.
Gustavo Pagotto, do Conselho Gestor da Santa Casa, por telefone atendeu nossa reportagem e, informou que a situação já estaria equalizada.
A crise financeira da Santa Casa de Misericórdia vem de longas datas e, cada dia que passa, parece nunca ter mais fim, sempre se acumulando dívidas. Os convênios assinados entre Prefeitura e Santa Casa estão rigorosamente em dia, de acordo com a, ainda secretária de saúde, Cristiane Fonseca e secretário de finanças Bonfogo.
Rescisões
Esta semana, uma Assembleia Geral Extraordinária ocorrida na quarta-feira, 29, com a Irmandade da Santa Casa, colocou fim nas parcerias com as rescisões da Beneficência Hospitalar Cesário Lange, que gerou muita discussão, a qual desembarcou na Santa Santa fazer uma administração de ponta e exemplar, que juntamente com um tal de Banco Digital resgataria a dívida do hospital, colocando em dia as contas do nosocômio, porém, passados meses nenhuma melhora aconteceu, mas sim, a crise financeira se aprofundou.
Na foto acima, uma única “luz” acesa, mesmo sendo da Elektro, até quando estará acesa para que a Santa Casa volte a ser “iluminada”.
Nota do Corpo Clínico
O Corpo Clínico da Santa Casa de Misericórdia de Pirassununga neste ato representado pelo seu Direto Clinico, Dr. Álvaro Jardim subscrito por seu procurador Jeferson Edegar Celim, vem COMUINICAR o que se segue aos seguintes órgãos:
1. Prefeitura Municipal de Pirassununga
2. Ministério Público do Estado de São Paulo
3. Tribunal de Contas do Estado de São Paulo
4. Câmara Municipal
5. Mesa Administrativa e Conselho Superior da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Pirassununga
6. Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo
7. Departamento Regional de Saúde de Piracicaba
8. Conselho Municipal de Saúde
9. Sindicato dos Médicos de Campinas
10.Associação Paulista de Medicina
E em especial à população de Pirassununga e Região, bem como a todos órgãos de imprensa:
Considerando que é dever do Diretor Clínico da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Pirassununga, fiscalizar e apontar toda e qualquer irregularidade no atendimento e na prestação de serviços de saúde no âmbito médico-hospitalar aos cidadãos de Pirassununga e região:
Considerando que em razão de falta de médicos plantonistas nas áreas de Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, UTI e Pronto Socorro à partir do dia 30 de dezembro de 2021 (quinta-feira) até o dia 02 de janeiro de 2022 (domingo), acarretando eminente RISCO À SAUDE DA POPULAÇÂO, pelo provável fechamento dos setores de Maternidade e Pré-parto, bem como a restrição no atendimento de Urgência e Emergência e Terapia Intensiva.
Solicitamos urgentemente providências dos órgãos citados afim de se evitar a interrupção e o colapso no sistema da atendimento, colocando em risco a vida dos usuários do serviço.
Pirassununga, 30 de Dezembro de 2021
ALVARO LUIZ DOS SANTOS JARDIM DIRETOR CLÍNICO – SCMP
Reportagem em andamento
Que pouca vergonha essa cidade! Continua jogada às traças. Precisamos descobrir os responsáveis por tamanha desconsideração com os munícipes.