Crime Ambiental. Homem detido pela PMAmb com uma “paca” é liberado no plantão policial
Um homem de 50 anos de idade, foi abordado e preso pelo policiamento militar ambiental na primeira hora de sábado, 4, no município de Brotas/SP, diante o crime contra a fauna silvestre, o delegado de polícia civil plantonista da CPJ da cidade em questão, registrou um boletim de ocorrência de “L 9.605/98 – Meio Ambiente – Matar espécimes da fauna silvestre (Art. 29)”.
De acordo com os policiais militares ambientais, Cabos PMs João e Mattos, do 3º Pelotão, da 2ª Cia, do 5º BPMAmb, durante deslocamento para fins de atendimento de demandas atinentes a fiscalização ambiental, abordaram pela Vicinal BRO (Brotas) “Benedito Pinto de Oliveira” altura do km 16, um indivíduo conduzindo uma motocicleta, sendo abordado.
O homem de nome Márcio, levava em seu peito uma bolsa e, durante busca pessoal foi localizada uma (1) uma Paca (Cuniculus) viva.
Indagado sobre o transporte do animal silvestre, Mardio teria dito ter capturado em uma ‘seva’ que possui em uma propriedade rural, levando os policiais até o local onde foi encontrada uma armadilha do tipo jaula “Guilhotina” em atividade (armada).
Os policiais militares ambientais realizaram um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 1.000,00, por caçar espécime da fauna silvestre com base no artigo 25 da Resolução SIMA 005/22, sem prejuízo da apuração penal com base no Artigo 29 da Lei Federal 9605/98.
O delegado de polícia, Douglas F. Brandão do Amaral, mesmo diante o “crime contra a fauna silvestre”, somente determinou a confecção de um boletim de ocorrência, sendo o acusado liberado.
Fotos – Polícia Militar Ambiental