COVID–19, estagnou em Pirassununga. Testes da USP se iniciaram e Vacina da Influenza
O município de Pirassununga/SP, desde a última quarta-feira, 9, não apresenta novos casos suspeitos do novo coronavírus Covid – 19, quando se estagnou em 10 os números suspeitos em isolamento em casa aguardando resultados, em internação nenhum paciente, sendo já descartados 17 casos, nenhum óbito registrado e, o único caso registrado, contraído por morador no bairro de Cidade Jardim que contraiu o novo coronavírus durante uma viagem. O foi homem foi internado na Santa Casa de Pirassununga, onde o Corpo Clínico se empenhou e fez sua recuperação, estando em casa com a família
Testes contratados pela Prefeitura começaram
Os testes contratados pela Prefeitura Municipal de Pirassununga junto à USP de Pirassununga já estão disponíveis e serão realizados de acordo com a demanda constatada no Município. Há cerca de um mês a Prefeitura Municipal de Pirassununga e pesquisadores da FZEA da USP (Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo) de Pirassununga decidiram utilizar alguns laboratórios da instituição para realizarem os testes para detecção do coronavírus no Município. A prestação de serviço da própria instituição para a comunidade não tem fins lucrativos, mas a Prefeitura deverá arcar com um custo necessário para cobrir os insumos e ainda o valor considerado pela depreciação de equipamentos.
A decisão pela aquisição dos testes ocorreu porque a administração municipal constatou elevada demora na resposta de testes enviados a São Paulo. Com os testes da USP, o prazo da confirmação de casos de coronavírus na cidade deve despencar para apenas 2 dias.
Nesta terça-feira (14) o prefeito Dr. Dimas Urban anunciou que serão feitos cerca de 35 testes por dia contratados pela Prefeitura. Mas como a USP de Pirassununga tem capacidade de realizar cerca de 150 testes por dia, estima-se que outras cidades da região realizem a aquisição dos testes. Isso não comprometerá a capacidade de testes e obtenção dos resultados no prazo estimado.
O prefeito explicou que estes testes serão idênticos aos feitos pelo Instituto Adolfo Lutz de São Paulo. O prefeito explicou que o laboratório da USP, que realizará os testes em Pirassununga, já foi aprovado pelo próprio Instituto Adolfo Lutz, e por isso os testes realizados aqui não precisarão de uma contraprova.
O exame será realizado da seguinte maneira: o paciente será testado com um bastão, com algodão na ponta (parecido com um cotonete) colocado na parte interna do nariz. Esse bastão será então colocado em um recipiente lacrado que será encaminhado à USP. No laboratório da USP de Pirassununga, em cerca de 48h se obtém o resultado.
Como esse teste não é um “teste rápido”, ele detecta a doença nos 7 primeiros dias, enquanto os testes rápidos são mais eficientes por volta dos 10 dias de gripe. Segundo o prefeito, devem ser realizados 350 testes em Pirassununga numa primeira amostragem para se verificar a real situação da doença em Pirassununga.
O prefeito sugeriu que só procure realizar o exame quem tiver pelo menos dois sintomas. A pessoa com sintomas pode procurar a Unidade Sentinela para acolher casos de coronavírus na cidade, localizada no PAM (Pronto Atendimento Médico) da Vila Pinheiro, na Rua Reverendo Belmiro de Andrade, 287, entre as 7h e 19h de segunda a sexta-feira. Assim, se ao realiza consulta o médico verificar que há suspeita, será encaminhada para o teste na própria unidade (no mesmo dia ou no dia seguinte).
Vacinação contra a Influenza começa nestas quinta para quem tem doenças crônicas e motoristas de coletivos
A Campanha de Vacinação contra a Gripe / Influenza (2020) teve início no final de março e chega a sua segunda fase nesta quinta-feira (16). Nesta segunda fase o público-alvo é composto pelos profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários. Professores das escolas públicas e privadas, que inicialmente seriam contemplados na 2a fase serão vacinados apenas a partir da 3a fase (após 9 de maio).
A 1a fase, dedicada exclusivamente a Idosos (60 anos ou mais) e trabalhadores da área da Saúde, termina nesta quarta-feira (15). A mudança nas estratégias de vacinação ocorreu por determinação do Ministério da Saúde.
O Ministério da Saúde antecipou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe por conta da pandemia de coronavírus (Covid-19). Apesar da vacina não prevenir contra o novo vírus (Covid-19), o objetivo é proteger a população contra a Influenza e antecipar a vacinação para minimizar o impacto sobre os serviços de Saúde pelo país.
Em 2020 a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será realizada no período de 23 de março a 23 de maio. O dia 9 de maio foi escolhido como o dia “D” de mobilização nacional.
Ao longo de toda a campanha serão vacinados diversos grupos. Na 1ª fase (a partir de 23/03/2020) o público se manteve com os idosos (60 anos ou mais) e trabalhadores da área da Saúde. Na 2ª fase (a partir de 16/04/2020) o público-alvo passou a ser de profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.
A 3ª fase (a partir de 09/05/2020) mantém a vacinação para crianças (6 meses a menores de 6 anos), gestantes, puérperas, povos indígenas, e adultos de 55 a 59 anos, além de Pessoas com deficiência, e terá agora a vacinação dos professores das escolas públicas e privadas.
Os locais de Vacinação contra a Influenza funcionam da mesma forma: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Aplicam as vacinas as USFs Dra. Lucia Mocho Rosa Tosi (São Valentim), João Balbi (Santa Fé), Dr. João Antonio Del Nero (São Pedro), Aristides Rodrigues (Redenção), Guaraciaba Vanin (Raia), Jardim das Laranjeiras, José Marafão (Limoeiro) e o CEM (Centro de Especialidades Médicas), no Jardim Carlos Gomes.
Em virtude ao momento epidemiológico atual, a Vigilância Epidemiológica e Imunização Municipal de Pirassununga informa que as salas de vacinação do Município se organizarão de maneira a prevenir grandes aglomerações. Por isso o setor pede a compreensão da população ante a situação excepcional.
Parte das notícias da – Imprensa da Prefeitura de Pirassununga