Corpo Clínico da Santa Casa pede intervenção do município
Em Ofício encaminhado nesta sexta-feira, 4, ao prefeito municipal de Pirassununga/SP, Dr. José Carlos Mantovani, o Corpo Clínico da Santa Casa de Pirassununga está solicitando INTERVENÇÃO, onde se colocam “a assumir “bravamente” contigo esta luta quanto ao cuidar da saúde do munícipe e retornar nossa Santa Casa e seus serviços ‘aos trilhos’”.
Ofício
O Corpo Clínico da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Pirassununga/SP neste ato representado por seu Diretor Clínico Dr. Álvaro Luiz dos Santos Jardim, vem por meio se manifestar sobre a situação de nosso Hospital, conforme se segue:
A situação da Santa Casa é caótica, sendo certo quehá muitos anos a Entidade tem-se apresentado em estado de insolvência econômica, mas nos parece que nunca chegou a tamanho caos.
São inúmeros os fundamentos que nos levam a esta constatação, senão vejamos:
1. O Corpo Clínico tem sido nestes aproximadamente últimos 6 meses tratados à margem de sua importância para a Entidade. Sem contrato formalizado, a grande maioria dos médicos tem se desdobrado para atender a população, mesmo sem receber boa parte de seus proventos da Entidade. Se não bastasse, ainda, tem tido que compartilhar em sua atuação do mesmo espaço com profissionais médicos de duvidoso preparo, trazidos por empresa terceirizada por estes gestores que aí estão.
2. Com a parceria não onerosa realizada entre Santa Casa e a Beneficência Cesário Lange, os problemas administrativos financeiros e médicos se intensificaram sobremodo, trazendo, em nossa opinião, a Santa Casa a este caos que nos parece não ter precedentes.
3. O risco para saúde pública é eminente, pois já temos relato de pacientes que faleceram estando internados no Pronto Socorro.
4. Os serviços com atendimento paralisado foram a área de Pediatria e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
5. Os serviços precários são o Pronto Socorro e a Ortopedia.
6. As consequências são o risco eminente de morte dos pacientes que estão sendo atendidos e submetidos a precariedade do serviço.
7. Não há médico assistente para dar seguimento e suporte de vida aos pacientes internados nestes setores.
Desta forma, o Corpo Clínico, por unanimidade, vem por meio deste, requerer à Vossa Excelência, para o bem maior do cidadão que é sua vida, a IMEDIATA INTERVENÇÃO no único hospital do município. De antemão, caso assim entenda, este Corpo Clínico se compromete a ombrear-se a ti nesta “retomada”. Retornaremos a nossos postos de trabalho com esmero e dedicação que sempre tivemos. Nos dispomos, inclusive, a negociar, com flexibilidade, a dívida que a Entidade conosco tem, desde que vosso compromisso seja de firmar à legalidade nossos contratos e buscar cumprir, de hora em diante, com o pagamento mensal que nos pertence.
De modo que, havendo tal possibilidade de INTERVENÇÃO, nos dispomos a assumir “bravamente” contigo esta luta quanto ao cuidar da saúde do munícipe e retornar nossa Santa Casa e seus serviços “aos trilhos”.
Pirassununga, 04 de Fevereiro de 2022
Dr. Alvaro Luiz dos Santos Jardim – Diretor Clínico