Contribuinte pagou integralmente o IPTU de 2020, mas consta em aberto e ajuizado
No meio da tarde desta segunda-feira, 26, nossa redação recebeu um e-mail de uma contribuinte onde reclamava do sistema de recebimento de seu IPTU por parte da Prefeitura Municipal de Pirassununga/SP.
No carnê do IPTU do ano de 2020, constava que os pagamentos poderiam serem efetuados através das agências bancárias do Banco do Brasil, Santander e Itaú, porém, naquela oportunidade exceto a agencia do Bradesco não recebia, mas, ao que parece, hoje também recebe.
Nossa reportagem entrou em contato através de telefone, devido a mesma morar na capital paulista.
A mulher informou que no ano de 2020, depois de comprar um lote em um dos loteamentos da cidade, pegou seu Carnê de IPTU realizando o pagamento em certa agência bancária.
Em agosto último ao procurar um Cartório de Registro de Imóveis não conseguiu passar a escritura do terreno para seu nome, pois, consta no sistema de Finanças do município o não pagamento, inclusive consta que seu débito, ou seja, devido ao ‘não pagamento’ o caso está ajuizado.
Indignada com a situação, por sua sorte tinha guardado o Carnê, a mesma se dirigiu até o setor competente mostrando que o pagamento foi efetuado dentro da data limite, mas que não consta baixa, tendo a dívida em aberto, restando uma pergunta neste caso específico, onde foi parar o dinheiro. É de salientar que centenas de casos desta natureza está acontecendo.
A contribuinte foi orientada em fazer uma declaração de próprio cunho, protocolar na Sessão de Comunicação, a fim de ter o problema sanado, o que foi realizado e protocolado no dia 31 de agosto, passados 27 dias a situação continua a mesma, sendo que nenhuma providência foi tomada para tirar o nome da mulher do ajuizamento, bem como para que possa lavrar a escritura, o que está atrasando a construção de sua obra.
Devido ao horário que subimos esta matéria não conseguimos falar nos setores pertinentes, porém, o espaço está disponível para uma Nota de Esclarecimento.
Está assim até hoje
Fomos fazer o inventário do meu pai e constou débito no IPTU e estava pago, graças a Deus conseguimos provar
Ela deveria pedir indenização…..na justiça.