Confira a programação sobre as atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra
Eventos têm início nesta terça-feira e vão até o final do mês de novembro
Neste mês a Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Porto Ferreira vai oferecer diversas atividades em comemoração do Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.
As ações vão acontecer entre os dias 8 a 26 de novembro. Nesta edição, a programação contará com a correalização da Secretaria de Educação e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir).
Confira a programação:
08/11 (terça-feira) – 19h – Abertura | Estatuto da Igualdade Racial | Compir
Alano Alexandre Umbelino de Barros – Presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
Sérgio Ament. Conselheiro e Secretário do COMPIR – Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Porto Ferreira. Advogado há 17 anos especializado nas áreas Cível, Família, Consumidor, Criminal, Empresarial, Previdenciária e Trabalhista, Consultor em Empresas – 2005. Membro da OAB/SP – Ordem dos Advogados do Brasil Secional São Paulo e da AASP – Associação de Advogados de São Paulo. Carreira de 23 anos em gerência e liderança de equipes em grandes empresas nas áreas Comercial, Vendas, Marketing, Planejamento Estratégico e Projetos em Porto Ferreira e região. Graduação em Direito pela Faculdade de Direito Anhanguera – Leme/SP – 2003. Pós-Graduação MBA em Gestão Comercial – FGV Fundação Getúlio Vargas – Rio de Janeiro – 2009. Atualmente cursando duas Pós-Graduações: “Direito Empresarial” e “Direito Penal e Processo Penal” – ESA Escola Superior de Advocacia – OAB/SP. Especialista em Direitos da Criança e Adolescente – ESA Escola Superior de Advocacia – OAB/SP – 2020.
Local: Secretaria de Educação – Rua Coronel Procópio de Carvalho, 352, Centro.
09/11 (quarta-feira) – 19h30 – Política de ações afirmativas na educação junto com a população negra no Brasil
Djalma Ribeiro Junior. Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestre em Educação e bacharel em Imagem e Som pela mesma universidade. Atua como técnico de Laboratório Audiovisual do Departamento de Artes e Comunicação e coordena projetos de extensão nas áreas de Comunicação e Educação desde 2004. Na UFSCar, participou, entre 2009 e 2012, da criação e implantação da Coordenadoria de Cultura, ligada a Pró-Reitoria de Extensão e, em 2016, atuou na implantação da Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade. Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Sociais e Processos Educativos da UFSCar, credenciado no CNPQ desde 1997. De novembro de 2016 até novembro de 2018 atuou como Secretário Geral da Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade da UFSCar. Atualmente ocupa o cargo de Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis da UFSCar. Tem experiências nas áreas de Comunicação, Educação e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular, comunicação popular, ações afirmativas, permanência estudantil, extensão universitária e metodologias participativas e dialógicas.
Local: Secretaria de Educação – Rua Coronel Procópio de Carvalho, 352, Centro.
16/11 (quarta-feira) – 19h – Prevenção de violência racial e atividades educativas de êxito
Daniela Mara Gouvêa Bellini. Pedagoga, mestra e doutora em Educação, ambos pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE/UFSCar), na coordenação do Eixo de Prevenção de Violência de Gênero e Educação Antirracista. Atualmente é professora da Educação Infantil no município de São Carlos, também faz parte do movimento social feminista Coletivo de Promotoras Legais Populares de São Carlos.
Local: Secretaria de Educação – Rua Coronel Procópio de Carvalho, 352, Centro.
17/11 (quinta-feira) – 19h30 – Por uma Educação Antirrascista
Palestrantes: Pastoral Afro Brasileira (PAB) Pertencente a Diocese de Limeira Grupo de canto: TUMP.
Local: Secretaria de Educação – Rua Coronel Procópio de Carvalho, 352, Centro.
23/11 (quarta-feira) – Leitura contextualizada do livro “O avesso da pele” de Jéferson Tenório – uma abordagem sobre o racismo estrutural
Emerson Avelar de Sousa. Professor de Geografia e História Especialista em Educação Para as Relações Étnico-Raciais.
Local: Secretaria de Educação – Rua Coronel Procópio de Carvalho, 352, Centro.
25/11 (sexta-feira) – Palestra Capoeira Angola
Meste Meínha. “Mestre Meínha” Messias do Santos, mais conhecido no mundo da capoeira como Mestre Meinha iniciou na capoeira no ano de 1966, com Mestre Avilmar, na academia de capoeira mocambos de zumbi, em São Paulo, formando-se a professor em fevereiro de 1972 e mestre. Na década de 1979 à 1980 conheceu José Gabriel Goes (Mestre Gato Preto da Bahia) academia Berimbau de Ouro da Bahia, passando a ter treinamentos na capoeira angola. Foi reconhecido a mestre capoeira angola no ano de 1999, pelo mestre Gato Preto em memória (in memorian), se considerando filho de mestre Leopoldina com quem convivi durante trinta anos, até seu dia de óbito. Mestre Meinha é o mestre-presidente da Escola de Capoeira Angola Cruzeiro do Sul, onde realiza trabalhos com capoeira no Taboão da Serra.
Local: Secretaria de Educação – Rua Coronel Procópio de Carvalho, 352, Centro.
26/11 (sábado) – Workshop de Capoeira – Mestre Meinha; e Encontro de Capoeira | Grupo União de Capoeira
Local: Sest/Senat – Avenida Júlio de Oliveira Dorta, 1.800, Centro Empresarial Ferreirense.
Foi uma experiência inovadora ter duas Secretarias mais o Conselho de Promoção da Igualdade Racial, trazendo no mês de novembro uma progrmação diversa, plural e com um conteúdo senscacional. Agradeço a todos que puderam participar e interagir neste Mês da Consciência Negra em Porto Ferreira-SP