Comando da Polícia Militar de Pirassununga lança programa ‘Vizinhança Solidária”
A Polícia Militar do Estado de São Paulo, através do Capitão PM Anversa, comandante da 3ª Cia. PM da cidade de Pirassununga/SP, ao lado do Cabo PM Mancin, na sexta-feira, 29, realizaram oficialmente a implantação do Programa Vizinhança Solidária (P.V.S) na área comercial do município.
O programa apresentado vai atingir neste primeiro momento os comerciantes e empresários no quadrilátero; das ruas Duque de Caxias, José Bonifácio, Andradas e XV de Novembro.
Este quadrante foi escolhido com base nos indicadores criminais da região como sendo um Projeto Piloto, tendo como objetivo na redução dos delitos criminais.
O objetivo do Capitão PM Ricardo Henrique Teixeira Anversa é expandir o programa para outras localidades, tudo com planejamento e de maneira organizada, para que todos possam ser beneficiados.
Este programa lançado na sexta-feira em questão teve iniciou-se no dia 11 de julho, através de reunião realizada na sede da ACIP (Associação Comercial e Industrial de Pirassununga).
Na oportunidade foi escolhido como ‘tutor’ Gabriel Ormieres, da empresa THS Provider que será responsável pela interlocução dos agregados com as “forças policiais” do município.
Após a reunião que culminou com o lançamento do programa, uma mobilização entre os presentes para confecção das placas de identificação do referido “Programa”, os quais após confeccionados foram entregues e instaladas após a solenidade na Sala Comercial da THS Provider.
Na oportunidade se fizeram presentes, Valmir Mistieri (ACIP), Capitão PM Ricardo Henrique Teixeira Anversa, Cabo Mancin e Soldado PM Guiguer, entre outros.
Na terça-feira, 9 de agosto, na dando ontinuidade nas ações do ‘Programa’ ocorrerá na sede da ACIP a capacitação em prevenção primária para os participantes do programa. Até o momento cerca de quarenta (40) comerciantes do quadrante piloto já aderiram ao programa, o que corresponde cerca de 55%.
Existe uma expectativa de que no decorrer da semana mais comerciantes possam aderir ao programa. Assim, comerciantes que queiram entrar no ‘programa’, podem entrar em contato com o o ‘tutor’ Gabriel na empresa THS Provider, ou obter informações na sede da ACIP.
Vizinhança Solidária
Vizinhança Solidária é um programa de governo, implementado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo e consiste num grupo de pessoas tidas como lideranças comunitárias e que tenham internalizado que é necessário se reduzir a intolerância social que predomina nas grandes cidades, aproximando os vizinhos um dos outros e por consequência resgatando a sensação de segurança, por meio de posturas preventivas individuais e coletivas, desenvolvendo-se o sentimento de pertencimento social e dizendo não a indiferença para com o outro, fomentando a prevenção primária social.
A Prevenção Primária por sua vez, são conjuntos de posturas ou iniciativas pessoais adotados pelo cidadão objetivando não ser vítima de um crime.
POR QUE PARTICIPAR É IMPORTANTE?
Para se reduzir a intolerância social que predomina nas grandes cidades, aproximando os vizinhos um dos outros e por consequência resgatar a sensação de segurança na sua região.
O programa é de adesão espontânea e voluntária, mas a sua participação é importante para que por meio de posturas preventivas individuais e coletivas, desenvolva-se o sentimento de pertencimento social e se diga não à indiferença para com o outro.
COMO ESTIMULAR OS MEUS VIZINHOS A PARTICIPAREM JÁ QUE NÃO OS CONHEÇO?
É justamente neste ponto que o programa se encaixa. A vida em grandes cidades amentou a indiferença social, portanto, há uma necessidade de se investir em Segurança Pública, que deve ser encarada como qualidade de vida e não como um incômodo. Segurança Pública além de um dever do Estado, por meio sim da Polícia Militar, art. 144 CF/88, é também responsabilidade de todos.
A POLÍCIA MILITAR PARTICIPA
– Identificando LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS;
– Promovendo reuniões de mobilização com a comunidade organizada;
– Escolhendo os locais para afixação das placas com base nas ferramentas de inteligência policial e de gestão;
– Proferindo palestras sobre Prevenção Primária de Sensibilização;
– Visitações ao tutor por meio dos Cartões de Prioridade de Policiamento e monitoramento dos indicadores criminais da região.
O programa VIZINHANÇA SOLIDÁRIA NÃO SUBSTITUI O CONSEG
Ao contrário, o PVS é o núcleo de ação local de uma região e tem como missão apoiar as demandas do CONSEG, que por sua vez tem que incentivar a formação de Vizinhos
Solidários. Todos juntos para o bem comum da segurança local.
O PROGRAMA prevê um tutor, que é aquele que geralmente exerce uma liderança na localidade que será implementado o programa. Ele poderá usar de sua criatividade para
– Criar grupos em redes sociais ou páginas para difusão de posturas preventivas, mas nunca com a ideia de que consistirá em benefício aos participantes.
– Mobilizar outras pessoas a aderir ao programa;
Organizar o grupo de whatsapp, etc…
O TUTOR não fará a função da Polícia Militar. A missão de preservar a Ordem Pública por meio do policiamento ostensivo e preventivo é exclusiva da Polícia Militar.
O programa pode ser implantado em ruas de um determinado bairro ou região, condomínios, comércios, escolas, hospitais, indústrias, áreas rurais entre outros, conforme a peculiaridade local.
O programa prevê a instalação de uma placa de publicizacão do PVS.
A confecção das placas é por meio de patrocínio privado não oneroso, escolhido entre os parceiros da Polícia Militar e da comunidade.
O programa é de adesão voluntária, procure a Companhia da Polícia Militar mais próxima, ou se informe no CONSEG. O importante é que você se organize, ações isoladas não tornará sua vizinhança Solidária!!
Segurança é acima de tudo qualidade de vida.
É imprescindível que você seja sempre preventivo e não reativo. Valorize a vida sempre, ela é seu maior patrimônio.
Outros bairros que desejarem participar do programa ‘Vizinhança Solidária’ pôde entrar em contato na sede da 3ª Cia. PM para obter maiores informações.
- Ademir Naressi