Com Covid-19, Presidente Bolsonaro volta elogiar hidroxicloroquina; Pirassununga é realidade
Presidente Jair Bolsonaro elogia a hidroxicloroquina ao se positivado no novo coronavírus. Protocolo é adotado deste primeiro caso em Pirassununga.
O presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido) fez teste para o novo coronavírus na segunda-feira, 6, no Hospital da Força Aérea Brasileira na capital federal, o resultado saiu na manhã desta terça-feira, 7, quando, com exclusividade falou do teste positivo para o jornal da record TV.
“Acredito que não só i atendimento que eu tive, mas a forma como foi administrada a hidroxicloroquina, a melhora foi imediata, sendo que a cloroquina sendo dada na fase inicial, a chance de sucesso é praticamente de 100%” disse o presidente.
A hidroxicloroquina está no protocolo dos médicos da Santa Casa de Misericórdia de Pirassununga que estão cuidando de pacientes, isto, já desde o primeiro paciente, tanto que os resultados do município, positivos diante aos municípios que não usam o mesmo protocolo, O diretor clínico da Santa Casa é o conceituado médico (que por passagem não se envolve em políticas, sendo assim; a político), o Dr. Álvaro Jardim.
Desde o início da Pandemia já foram registrados no município, trezentos e doze (312) casos positivados, sendo duzentos e quarenta e três (243) curados e dois óbitos, sendo de uma senhora de 88 anos e agora, mais recentemente de 74 anos de idade, que apresentavam comorbidades de saúde, segundo equipes médicas.
O fator positivo na recuperação de casos foi o protocolo adotado desde o primeiro paciente, fator este, que não ocorre em praticamente no país. Alguns municípios estão solicitando para a Secretaria de Saúde o protocolo adotado por Pirassununga, a fim de iniciar o mesmo tratamento.
Hoje, de acordo com os dados, a cidade conta com 63 casos confirmados em isolamento domiciliar, dois em internamento em enfermagem na Santa Casa de Pirassununga.
Na UTI da Santa Casa local, um homem foi entubado nesta madrugada, onde o paciente, a duas semanas atrás, foi diagnosticado com no novo coronavírus e, depois de se recuperar recebeu alta, permanecendo em isolamento domiciliar, porém, devido a problemas outros de saúde como a popularmente falada “pneumonia”, além de ter sofrido um AVC, cerca de um ano atrás, apresenta outras comorbidades.
Um morador de Pirassununga encontra-se internado em UTI da cidade de Ribeirão Preto e uma trabalhadora no município de Pirassununga, encontra-se internada na Santa Casa da cidade de Santa Cruz das Palmeiras, daí o fato de a cidade contabilizar dois casos internados em enfermaria e dois em UTI.
Casos suspeitos em isolamento domiciliar que aguardam os resultados dos exames da USP totaliza 49, sendo até o momento 1.789 exames e testes descartados.
Ajuda do Estado
A única ajuda do Estado de São Paulo até o momento, foi o envio de 4 respiradores para o município, que se preciso for, serão instalados na ala do novo coronavírus instalada na Santa Casa de Misericórdia.
Frente a região, a cidade de Pirassununga está com os casos bem controlados, mas continua na faixa vermelha, uma indiferença do governador paulista com municípios que estão dentro de patamares considerados positivos.
Gráfico da V.E. de Pirassununga, foto, rede social
Estamos na faixa vermelha só no mapa, felizmente. Rio Preto SP, está na faixa laranja e “pipoca” a covid, o q mostra mais uma vez o descaso do governador com a nossa cidade, provando que política com conscientização e competencia no caso dele, não andam de mãos dadas.