Cerco cinematográfico durante roubo com refém em Araras. Um marginal é “tombado” e outros presos
Durante um roubo com reféns na cidade de Araras/SP, um assaltante foi abatido (tombado) durante entrevero com o policiamento de área da 2ª Cia. PM da cidade de Araras/SP, do 36º BPM/I, na manhã desta quinta-feira, 10, pela rua Vinte Um de Setembro, 214, Vila Bressan. Outros marginais foram presos em flagrante em ação cinematográfica, envolvendo homens do BAEP, Força Tática, ROCAM, Guarda Civil Municipal, Polícia Civil e, apoio da aeronave Águia da Policia Militar.
O marginais (2) que mantinham como reféns um aposentado de 80 anos de idade que sofreu coronhadas na cabeça pelos marginais e duas aposentadas, uma de 80 e outra de 77 anos, se renderam durante negociações feitas pelo Tenente PM Bruno. Outro marginal foi preso depois de fugir por alguns quintais das casas vizinha e, ao sair em uma rua paralela foi preso pelo policiamento devido ao cerco no local. Já outro marginal que tentou fuga por um telhado de um imóvel, ao se ver cercado reagiu contra os policiais, os quais se defenderam da injusta agressão, sendo o mesmo alvejado e abatido sobre a cobertura.
Os assaltantes que deixaram a periferia da capital paulista para praticar o roubo foram identificados como; João Paulo Bezerra Salvino, 24, desempregado, morador na Chácara Santo Antônio, Júlio César da Silva Borges, 35, desempregado, morador na Chácara Santo Antônio e Ricardo Barbosa, 26, “vigilante” Jardim Clarice, estes presos em flagrante e levados para a carceragem da Central de Triagem da cidade de Pirassununga/SP, permanecendo a disposição da justiça.
Ricardo dos Santos Marques, 24, desempregado, morador na Chácara Santo Antônio, foi baleado e morto em cima de um telhado quando tentava fuga e atirar contra os policiais.
Dos fatos
Pouco mais das 08h30 da manhã do dia em questão, o policiamento de área da 2ª Cia. PM, comandada pelo Capitão PM Anversa, foram acionados pelo COPOM – 190, com informações acerca de um roubo em andamento a residência pelo local acima mencionado sendo que os ladrões estariam com um TOYOTA/FIELDER, de cor preta.
De imediato, várias equipes do policiamento foram para o local e depararam com o carro em questão, que é blindado, defronte ao imóvel da vítima. Quando da chegada dos policiais ao local avistaram um homem, identificado como sendo a vítima do roubo sangrando na cabeça, deixando o interior do imóvel pelo portão da frente.
O homem, questionado pelos policiais confirmou o assalto em andamento, informando que haviam bandidos no interior do imóvel, onde duas mulheres estariam dentro do imóvel e que os bandidos, ao presenciarem a chegada do policiamento tentavam sair pelos fundos do imóvel.
Diante a informação, o Cabo PM Leandro, foi com a vítima até a esquina a esquerda da rua da residência, onde avistou o suspeito, posteriormente identificado como sendo, Ricardo dos Santos Marques, o qual tentava fuga em posse de uma arma grande, onde apontou para o policial que efetuou um disparo para se defender, tendo errado o tiro, mas fazendo com que marginal corresse para o lado oposto.
O Cabo PM Calderari e o Soldado PM Lira, que estavam no corredor da casa vizinha da vítima, visualizaram o bandido posteriormente abatido pulando muros e, galgando telhados, ficando em posição privilegiada em relação aos homens das forças de segurança.
Em dado momento, Ricardo, teria apontado a arma em direção aos policiais, que se viram obrigados em defender suas vidas, antes que o bandido o fizesse, sendo que o mesmo acabou abatido, ficando inerte sobre o telhado em questão.
O outro assaltante, identificado posteriormente como sendo João Paulo Bezerra Salvino, também tentou fugir pelos telhados, mas acabou caindo, sendo abordado e detido pelo Cabo PM Bernardo e Soldado PM Perissato.
Devido à queda do telhado, João Paulo sofreu algumas escoriações na testa e no braço.
A partir deste momento o cerco se intensificou, havendo apoio da Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, Resgate dos Bombeiros e SAMU.
O Tenente PM Bruno, do 36º BPM/I, da cidade de Limeira/SP, iniciou as negociações com os outros dois marginais, identificados posteriormente como sendo Júlio César e Ricardo Barbosa, que permaneceram dentro do imóvel, fazendo como reféns as duas mulheres, de 80 e 77 anos.
Em dado momento, o bandido Júlio César, apareceu na janela do imóvel com uma arma na cabeça de uma da mulheres mantida como refém, exigindo a presença da imprensa e de um Advogado, o que foi feito e, após cerca de 2 horas de negociações, os assaltantes se entregaram, onde Ricardo saiu primeiro e Júlio César posteriormente.
Ao serem questionados, os marginais permaneceram em silêncio, passando o mínimo de informações possível.
Os dois assaltantes, quando dentro da casa com as aposentadas, antes de se entregarem fizeram contato com a Corregedoria da PM, a qual já havia sido informada dos fatos, bem como com um Advogado de São Paulo.
No telhado onde o assaltante foi abatido, foi encontrada uma réplica perfeita de uma metralhadora, sendo que um revólver, calibre 38 totalmente carregado, também foi encontrado, mas no chão da residência.
No interior da casa foi localizada outra arma, também um revólver, calibre 38, totalmente municiado no interior da casa da vítima, onde ambos revólveres estavam com a numeração suprimida.
O veículo blindado que estava sendo usado pelos marginaispela pesquisa do chassi, se trata de produto roubo, no dia 04.06.21, pela área do 43.º DP, de São Paulo (RDO n.º 979 / 21); contudo, ostentava placas de outro automóvel, além de ter outro par, pertencente a um terceiro carro, no interior do mesmo.
A mulher de 80 anos, moradora do imóvel invadido pelos bandidos, esposa do homem que recebeu coronhadas na cabeça foi encontrada fechada num quarto nos fundos da residência, com uma fita adesiva tapando sua boca, tendo sido a mesma libertada pelos policiais. Uma da mulheres também sofreu coronhada de revólver na cabeça.
Na área de serviço, nos fundos do imóvel, os policiais encontraram uma maleta preta, que tinha em seu interior R$ 8.014,00 em dinheiro, além de U$ 126,00, bem como cartões e cheques, tudo pertencente homem (vítima).
Sobre o telhado de uma casa vizinha, João Paulo, durante a fuga deixou cair uma mochila, que continha várias bebidas das vítimas, além de 11 munições intactas, de calibre 38.
O Major PM Faccadio, oficial operacional do 36º BPM/I (Limeira) e o Capitão PM Anversa, comandante da 2º Cia. PM (Araras), participaram ativamente de toda ação, bem como o delegado de PCJ, o Dr. Tabajara Zuliane dos Santos.
Fotos e Vídeo – reporterbetoribeiro.com.br e rede social
agora os militares serão investigados..que pena essa justiça comunista dos infernos!!