Censo IBGE 2022 – Agentes recenseadores já estão trabalhando
Saiba como identificar ou confirmar a identidade do agente do IBGE
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação Social, informa sobre a realização do Censo 2022 do IBGE.
Começaram no último dia 1º de Agosto, as visitas dos agentes de recenseamento do IBGE.
O Censo brasileiro é uma das maiores operações censitárias do mundo. No auge da operação, em torno de 183 mil recenseadores irão de porta em porta em todos os 5.570 municípios do país. Ao todo, são 452.246 setores censitários urbanos e rurais, 5.972 localidades quilombolas, 632 terras indígenas, 11.400 aglomerados subnormais e 5.494 grupamentos indígenas.
Questionário pode ser respondido presencialmente, por telefone e pela internet
Este ano, além da coleta presencial e do autopreenchimento pela internet, será possível responder ao Censo também pelo telefone. “De qualquer maneira, é preciso que o recenseador visite o domicílio, para captar a coordenada e fazer o contato com o morador”, explica Luciano Duarte, responsável técnico pelo projeto do censo 2022.
A partir daí, o cidadão poderá realizar ou agendar a entrevista presencial, marcar com o recenseador uma entrevista por telefone ou optar pelo autopreenchimento via internet. Se escolher responder pela internet, o informante receberá um e-ticket, com validade de sete dias.
A entrevista por telefone também será utilizada para aqueles que optarem pelo autopreenchimento pela internet, mas não concluírem o questionário. Para isso, o IBGE terá uma central telefônica exclusiva, o Centro de Apoio ao Censo (CAC), disponível via 0800 721 8181.
Os agentes do CAC responderão dúvidas em geral sobre o Censo, prestarão auxílio conceitual e operacional no preenchimento do questionário via internet e, mediante aprovação do morador, poderão preencher o questionário em entrevista. Essa autorização é concedida por meio de uma contrassenha, enviada por e-mail ou SMS, que permitirá ao agente do IBGE fazer o preenchimento.
Em caso de recusas ou ausência do morador, o IBGE tem uma estratégia de contingência. Caso o recenseador não encontre o morador na primeira visita, ele deixará um bloco de recado e/ou tentará o contato por telefone, quando houver essa informação no DMC. Além disso, o recenseador deverá retornar ao domicílio, no mínimo, mais quatro vezes, sendo que uma obrigatoriamente em turno alternativo.
“Isso é controlado automaticamente pelo sistema, que monitora os trajetos percorridos pelos recenseadores. Só depois de retornar quatro vezes é que ele pode ‘desistir’ daquele domicílio”, explica Luciano.
Depois que o recenseador encerra a coleta no setor censitário, o supervisor retornará nos domicílios com morador ausente ou com recusa expressa e entregará uma carta de notificação, contendo um e-ticket válido por dez dias para o preenchimento pela internet. “É a última tentativa e, se não houver resposta, não há retorno e o domicílio será posteriormente tratado estatisticamente”, conclui o responsável pelo projeto técnico do Censo.
Recenseadores estarão uniformizados e podem ser identificados pela internet ou telefone.
· Nos uniformes, existe o logo do IBGE e também o logo “CENSO” de forma bem legível
· Crachá do recenseador com QR code de identidade e nome do profissional
Poderá também ser feita uma consulta pelo telefone 0800 721 8181 para confirmação da identidade do agente recenseador ou ainda acessando o site do IBGE, na área especifica do censo 2022, informando qualquer um dos dados (Matrícula, CPF ou RG).
(Fonte: IBGE)
Informações adicionais podem ser adquiridas diretamente no site do IBGE (https://censo2022.ibge.gov.br/), ou pelo telefone 0800 721 81 81.
Fonte – Secretaria de Comunicação Social