Capitão PM Ilgges em Nota fala do trabalho incessante durante o período de Piracema
O Capitão PM Ilgges, comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, com sede na cidade de Piracicaba/SP, que tem sob sua responsabilidade o 1º Pelotão (Pirassununga/SP), 2º Pelotão (São João da Boa Vista/SP) e 3º Pelotão (Rio Claro/SP), estes comandados pelo 1º Tenente PM Ivo de Moraes, emitiu uma Nota de Imprensa que segue abaixo:
“Nesta data, 28 de fevereiro de 2022, encerramos mais uma “Operação Piracema”, que vem sendo desencadeada desde o dia 1º de novembro de 2021. Foram 4 meses de trabalho árduo em defesa do meio ambiente, especialmente na preservação da reprodução da fauna ictiológica. A 2ª Companhia de Polícia Ambiental, com sede em Piracicaba/SP, responsável, entre outras ações ambientais, pela proteção aos recursos hídricos dos 46 municípios que atende, possui em seu território, rios importantes da Bacia Hidrográfica do Paraná, quais sejam: Rios Piracicaba, Pardo, Mogi-Guaçu, Corumbataí, Jaguari, entre outros importantes afluentes que os abastecem. Também possui a Represa da Graminha no município de Caconde/SP e a de Santa Maria da Serra, que leva o nome do município, sendo dias e noites realizando o patrulhamento náutico com embarcações modernas e patrulhamento terrestre às margens deste importantíssimo corpo hídrico que, pelos valorosos policiais militares ambientais da 2ª Companhia Ambiental, foi preservado. Durante este período de 4 meses, foram mais de uma centena de fiscalizações realizadas, em cumprimento à Instrução Normativa do IBAMA Nº 26, de 02 de setembro de 2009, sendo realizados patrulhamento preventivo, fiscalizações e autuações de pessoas que descumpriram a legislação vigente, além de apreensão de muitos equipamentos proibidos, utilizados por pescadores de maneira ilegal neste período. Contamos também com o apoio da população e da imprensa regional que, através de denúncias, nos ajudou no combate aos atos ilegais de pesca e à preservação da reprodução dos peixes que compõe a Bacia Hidrográfica do Rio Paraná, como o Dourado, a Piapara, o Piau, o Curimbatá, entre tantos outros que foram preservados”.
Nós da Polícia Ambiental, agradecemos o apoio e a confiança de todos os que, ombreados conosco, protegem as criações de Deus.
A todos vocês, nosso grande abraço,
HELINGTON ILGGES DA SILVA – Capitão PM – Comandante da Polícia Ambiental Região de Piracicaba.