Campus USP de Pirassununga prepara exames do novo coronavírus
A Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo (SP) Campus de Pirassununga irá realizar exames para diagnóstico do novo coronavírus para algumas prefeituras da região, entre elas Porto Ferreira (400 testes) e Pirassununga (500).
Já, a partir do dia 10 de abril, de acordo com o Professor Dr. Heidge Fukumasu que concedeu uma entrevista para o programa jornalístico A Voz do Povo, levado ao ar nesta terça-feira, 31, entrevista que teve transmissão através de Live como está sendo realizado já alguns dias pelo apresentador Ademir Naressi.
De acordo com o professor outros 10 pesquisadores e cientistas do Campus da USP de Pirassununga estão envolvidos neste projeto, a fim de diminuir a demanda junto ao Instituto Adolfo Lutz que fica localizado na capital paulista e, segundo o professor Heidge, a iniciativa partiu de três professores do Departamento de Medicina Veterinária
O professor disse que o Campus de Pirassununga possui estrutura e capacidade para realizar os testes com total segurança.
“As biologia molecular que usamos na veterinária estão sendo adequadas para a medicina humana” que completou “desta forma, teremos um teste pronto em até dois dias, enquanto que o do Adolfo Lutz está demorando mais de que 15 dias”
O objetivo do desenvolvimento dos teste, de acordo com o professor para poder isolar rapidamente, bem como uma busca ativa com quem a pessoa que apresentar positivo teve contato, evitando desta forma disseminação da doença.
Se necessário for “poderemos trabalhar em dois turnos” disse o professor que deixou bem claro, nenhum de nós estaremos recebendo valor algum pelo trabalho, estamos contribuindo com a sociedade pelo que pudemos estudar na USP, isto é um retribuição.
Os municípios irão pagar R$ 180 reais por teste adquirido, valores que serão utilizados para a compra de insumos.
Municípios como Tambaú, Santa Cruz das Palmeiras, São João da Boa Vista, Cordeirópolis, Leme entre outros já começaram fazer contato com a USP de Pirassununga, a fim de poderem estar comprando os exames.