Cachorro do mato é solto em mata fechada pelo policiamento ambiental. Confira outras notícias
Um cachorro do mato foi entregue de forma voluntária ao policiamento ambiental que o soltou em uma mata, também durante esta semana, uma equipe do policiamento aplicaram uma multa num proprietário agrícola por danificar vegetação nativa e ainda esta semana, o 1º PM Ivo de Moraes participou de uma reunião no CRAS de Araras.
“Reunião”
Na quarta-feira, 9, o Tenente PM Ivo de Moraes, comandante do 1º Pelotão, da 2ª Cia. do 5º BPMAmb, esteve presente nas instalações do CRAS – Pró Arara (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), para reunião técnica com o propósito de discutir a padronização da parte operacional de ocorrências relacionadas à animais silvestres no município de Araras, buscando ainda o desenvolvimento de ações de educação ambiental voltadas a conscientização da comunidade ararense.
Desta foram os participantes do encontro buscam ampliar a gama de animais a serem recepcionados (não somente aves), e também o envolvimento de outros municípios da região em projetos voltados a proteção da fauna silvestre conforme previsto na Lei Estadual 11.977/2005.
Participaram também da reunião representantes do Corpo de Bombeiros de Araras, da Guarda Municipal, da Polícia Civil (Delegado Edgar Albanês), do Secretário de Meio Ambiente (Rodolfo Bergamim), de fiscais da Prefeitura, do Biólogo Fábio Luís Cassiano, da veterinária Dra. Fernanda Senter Magajevski e de outros funcionários do Centro.
“Danificar qualquer tipo de vegetação nativa localizada fora de APP “
Os policiais militares do 1º Pelotão, Cabo PM Mafra e Soldado PM Colombo, durante a última quarta-feira, 9, em fiscalização em propriedade rural no Bairro do Roque, constataram a supressão de quatro (4) exemplares arbóreos nativos inseridos fora de APP sem que fosse apresentada autorização para tal intervenção.
Diante dos fatos, foi lavrado em desfavor do proprietário do sítio o respectivo Auto de Infração Ambiental, na modalidade de multa simples e no valor de R$ 1.200,00 por infração ao artigo 52 da Resolução SIMA 005/21, não havendo providências penais para a presente infração administrativa.
“Entrega voluntária de um cachorro-do-mato/reintrodução na natureza”
Na quinta-feira, 10, os Cabos PMs Fernando e Melo, do 1º Pelotão, receberam a entrega de voluntária de um exemplar de cachorro-do-mato fêmea (Cerdocyon thous) qual estava sendo cuidado em um propriedade rural, sendo acondicionada em gaiola para transporte e de imediato levada à Clínica Veterinária Levy para avaliação.
Após fornecimento de laudo atestando boa saúde do animal, foi procedida a sua reintrodução na natureza em um maciço florestal de grandes dimensões no município de Pirassununga.
Informações e Fotos – 1º Pelotão de PMAmb