PIS/Pasep 2023: Confira o valor de pagamentos do próximo ano do abono salarial
Todos os anos, o salário mínimo nacional passa por uma correção na intenção frente a inflação do país. Por meio desse ajuste, benefícios como o PIS/Pasep também passam por alteração, uma vez que o cálculo do abono salarial é baseado no piso nacional vigente.
Portanto, sempre que o salário mínimo passa por correção, o benefício também passa por alteração. Neste sentido, vale ressaltar que o Governo Federal está trabalhando na definição do piso nacional para o próximo ano. Até o momento, a previsão está em R$ 1.302.
Vale lembrar que o salário mínimo tem o cálculo com base nos avanços da inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). No entanto, o valor só passa por definição final no fim do ano, quanto a taxa inflacionária do respectivo ano fica pronta.
No último dia 15 de setembro, a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia baixou a estimativa oficial para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) deste ano. Segundo informações da pasta, o índice passou de 7,41% para 6,54%.
Essa mudança impacta diretamente nos benefícios do INSS, como, por exemplo, as aposentadorias, o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) e também o abono salarial PIS/Pasep. Confira!
PIS/PASEP: Quem vai receber o abono salarial em 2023?
Para receber o abono salarial ano-base 2021 o trabalhador deverá se enquadrar nos seguintes requisitos:
- Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos em 2021;
- Ter recebido em média até dois salários mínimos por mês em 2021;
- Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
- Estar com os dados corretamente enviados pelo empregador a RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).
A consulta ao benefício poderá ser realizada através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou pela central de atendimento Alô Trabalho, no número 158.
Lembrando que a Caixa Econômica Federal é responsável pelos repasses do PIS, voltado aos trabalhadores da iniciativa privada. Já o Banco do Brasil gerencia os pagamentos do Pasep, destinado aos servidores públicos.
Fonte: Notícias Concursos