Novo saque, regras e início dos pagamentos do PIS
Com o adiamento do calendário do abono salarial referente a 2020, foi decidido que os repasses serão realizados dentro do mesmo ano.
A partir do próximo ano, o pagamento do PIS/Pasep terá outra metodologia. Com o adiamento do calendário do abono salarial referente a 2020, foi decidido que os repasses serão realizados dentro do mesmo ano.
Desta forma, se antes a distribuição ocorria no semestre final de um ano e no semestre inicial do ano seguinte, agora, estará dentro de um único orçamento.
Logo, os trabalhadores terão acesso ao benefício a partir de janeiro de 2022.
Identificação dos beneficiários
Os trabalhadores beneficiários serão identificados entre os meses de outubro a janeiro do ano seguinte, em que ocorrerá o pagamento.
Isso ocorrerá porque o Governo Federal vai utilizar os dados enviados na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) pelos empregadores.
Além do envio do RAIS pelas empresas ao Governo em outubro, dentro do mesmo período será necessário que a equipe técnica audite os dados enviados bem como identifiquem os beneficiários do PIS/Pasep.
Valor e calendário de pagamentos
Após a definição do calendário de pagamentos do abono salarial PIS/Pasep 2020 em janeiro, espera-se que os repasses sejam iniciados no mês de fevereiro, que deve seguir a mesma estrutura escalonada conforme o mês de nascimento de cada cidadão.
No que se refere ao valor do benefício, será mantida a regra em que o abono é pago conforme o salário mínimo em vigência.
Leia também Pagamento do PIS 2022 para 23 milhões de trabalhadores
Desta forma, os trabalhadores que tinham direito ao abono 2020 adiado para o ano que vem, receberão em 2022 o PIS/Pasep com base no piso salarial do mesmo ano.
No entanto, o salário mínimo é valor teto concedido pelo programa, sendo a remuneração calculada de acordo com o tempo de atividade do trabalhador.
Sendo assim, se apenas um mês foi trabalhado em 2020, o cidadão receberá 1/12 do valor do piso nacional vigente.
Quem terá direito ao abono salarial?
- Trabalhadores que exerceram atividade remunerada ao menos durante um mês no ano-base;
- Trabalhadores inscritos nos programas PIS/Pasep há pelo menos 5 anos;
- Trabalhadores que receberam no ano-base uma remuneração média de até dois salários mínimos; e
- Trabalhadores que tiveram suas informações repassadas corretamente pelo empregado ao RAIS do Governo Federal.
Informações Notícias Concursos
Aniversariantes do primeiro semestre já recebia atrasado, agora então vou ter 3 anos p receber, quero só ver!
FORA BOLSONARO
Sou do mês de julho não recebi o pis
Pra quem é dessa data vai receber a partir de janeiro ou vai ser pago no mês do aniversário de novo
Quero saber do PIS do ano passado q eu não recebi, e disseram q iria pagar os 2 no ano seguinte , estão nos roubando
E o de 2021?
Alguém pode explicar ???
Porque o pagamento do pis não é pra todos trabalhadores porque não fazer uma lei pra todas empresas fazer sua parte e porque só as empresas de grande porte não colabora e porque o proprio governo os sindicatos não faz nada pra garantir o direito do trabalhador. Eu com dez anos dentro de uma empresa nunca vi e nem fiquei sabendo que o sindicato foi na empresa lutar pelos direitos do trabalhador um ex sindicato rural da cidade de ourinhos sp. Não faz nada no entanto os funcionários tem a opção de parar de pagar isso sim é uma vergonha. Sindicato assim é bom pra qualquer empresa.
Nasci em dezembro vou ter que esperar até 12/2022 pra receber o pis de 2020 e o de 2021 não vou receber?
Quem tem conta na caixa vai receber antecipado porque faço aniversário em dezembro vou ter que esperar até está data
Eu recebi ano passado 2020 , mais esse ano foi pago do até junho não recebi, mt injusto ano que vem iremos receber o atrasado tbm ? Pq se de janeiro até junho recebeu , e vao receber ano que vem tbm, temos que receber o atrasado tbm, não é justo.
Pis de 2020 pessoal…na vdd são dois anos devendo o PIS a nós cidadãos…Ohhh governo….Ohhh governo
Cade o pis de 2021
Roubo ao cidadão em 2021 cadê?