Dicas para planejar um lanche escolar divertido
Muitas famílias se preocupam com a alimentação na escola, mas apresentam dificuldades para preparar uma lancheira saudável para os filhos.
O hábito alimentar saudável começa ainda na infância. Tanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto o Ministério da Saúde defendem a importância de uma alimentação balanceada durante esse período da vida, garantindo o fornecimento de nutrientes que previnem diversas doenças.
No entanto, para muitas crianças, as refeições em casa e o lanche escolar são compostos por alimentos processados, com embalagens chamativas, em sua maioria repletos de sódio, açúcar e aditivos. A falta de tempo dos pais é outra razão para que a comida industrializada seja comumente escolhida para as lancheiras dos pequenos.
Introduzir uma alimentação saudável e nutritiva costuma ser um grande desafio para muitas famílias brasileiras. A boa notícia é que existem dicas práticas para garantir a economia no vale-alimentação e preparar um lanche divertido e atrativo para as crianças.
O que não pode faltar na lancheira?
Na infância, as crianças estão a todo o vapor. Com energia de sobra, elas estão sempre brincando, se movimentando e aprendendo enquanto o metabolismo demanda uma nutrição adequada para repor a energia. Por esse motivo, uma alimentação equilibrada e com todas as fontes de vitaminas necessárias se torna ainda mais importante nessa fase da vida.
Segundo as orientações do Guia Alimentar para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde, os alimentos in natura ou minimamente processados devem ser a base da alimentação, incluindo uma variedade de farinhas, legumes, frutas, verduras, grãos, carnes e tubérculos. As recomendações são válidas para todas as refeições, inclusive os lanches.
Diversão e economia são possíveis
Unir os alimentos citados na lancheira das crianças é uma forma de elaborar uma alimentação equilibrada e diversificada. Para muitos pais, é um grande desafio fazer com que os filhos consumam frutas, legumes e outros alimentos in natura. A dica para torná-los atrativos para as crianças é investir em pratos coloridos e variados a cada refeição.
As frutas, por exemplo, são repletas de cor e podem ser cortadas em diferentes formatos para chamar a atenção das crianças. Para isso, pode ser interessante chamar os filhos para ajudar a montar o lanche escolar e explorar a criatividade ao lado deles para criar refeições lúdicas e divertidas.
Para garantir a economia nas compras do auxílio alimentação, a dica é estipular um limite de gastos, montar cardápios antes mesmo de ir ao supermercado e priorizar os alimentos da estação, pois eles costumam ser mais nutritivos e acessíveis.
Dicas de receitas para o lanche escolar
Algumas receitas práticas podem ser feitas com alimentos comuns para preparar um lanche saudável e atrativo para a lancheira das crianças. Segundo uma iniciativa do Hospital Israelita Albert Einstein, chamada Vida Saudável, um sanduíche de frango desfiado e uma salada com frutas variadas são exemplos simples e saborosos para a lancheira.
Sanduíche natural de frango
O sanduíche natural de frango é uma opção nutritiva e prática. Os ingredientes utilizados são:
- pão;
- creme de ricota;
- cenoura ralada;
- alface;
- frango cozido desfiado;
- limão, azeite e sal para temperar.
A montagem do sanduíche é simples e garante um resultado saboroso para o lanche das crianças. Os pais devem espalhar o creme de ricota nas fatias do pão, seguido pela cenoura ralada, alface e o frango desfiado. O ideal é consumi-lo no mesmo dia.
Salada de frutas com granola e mel
As frutas são grandes aliadas dos pais na hora de montar o lanche das crianças. Fazer uma salada com os principais alimentos da estação é uma forma de economizar e garantir uma refeição repleta de nutrientes para a lancheira.
Para fazer a receita, basta escolher de três a quatro frutas da safra e cortá-las em pequenos pedaços, depositando-os em um recipiente. A fim dar ainda mais sabor e energia para as crianças, é possível adicionar duas colheres de granola e um fio de mel.