Árvores. Plantio Global 2022 em Pirassununga
O PLANTIO GLOBAL é uma ação coletiva, responsável e descentralizada que convida instituições, grupos e voluntários a plantarem juntos e responsavelmente em todo o Planeta!
Neste ano de 2022 o evento foi realizado no dia 20 de março, Domingo, em todo mundo e em Pirassununga SP, onde já ocorre desde 2018 na coordenação local pelo Projeto Mais Árvores em conjunto com o Projeto Cerrado de Emas.
O local do plantio em Pirassununga/SP foi a Floresta Urbana Germano Dix que fica ao lado da Faculdade de Eng. De Agrimensura de Pirassununga com acesso pela Av. Germano Dix e Rua Semiramis Vieira de Moraes, Jardim Lauro Pozzi, zona sul da da cidade.
Com a presença de populares, representantes do REVIVA, Policia Militar Ambiental de Pirassununga, representada pelo Cabo PM Mafra e Soldado PM Colombo, Dra. Telma Regina Fernandes Rego Pagoto, Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo (Ambiental).
Foram plantadas diversas mudas de árvores nativas e feita a manutenção das árvores plantadas em edições anteriores deste evento.
“Infelizmente tivemos que coletar também, nesta área verde, uma grande quantidade de lixo, como garrafas, tampinhas plásticas, papel de bala, latas e até uma bola de basquete furada” comentou um dos organizadores.
O grupo contou com o apoio e doação de algumas mudas do REVIVA que é uma iniciativa popular que busca recuperar a arborização urbana, que foi amplamente devastada pelo temporal que atingiu Pirassununga em outubro de 2021.
Também foram recebidas doações de mudas do Dr. Rogéria Lacaz Ruiz, pesquisador e professor aposentado da USP e também doações da Dra. Sylvia Buchmann Thome, advogada e militante das Causas Animais e Ambientais em Pirassununga SP.
Fotos e Informações – Grupo Mais Árvores e 1º Pelotão de PMAmb de Pirassununga
Muito importante o exemplo de PLANTAR, mas entendo ser muito educativo o exemplo de PRESERVAR e neste quesito a nossa querida Polícia Florestal da Cachoeira de Emas poderia dar um lindo exemplo em proibir o desmatamento que ARATU (responsável pela construção da nova Usina na Cachoeira) está fazendo e vai fazer mais ao lado sede da referida Polícia Florestal.