Aratu assina contrato com a Prefeitura de Pirassununga
Atualizado as 09h24 de 04-02-2022
Nesta quinta-feira, 03 de fevereiro de 2022, a Aratu assinou contrato com a Prefeitura de Pirassununga referente à cessão e à autorização de uso de áreas na Cachoeira de Emas para a Reativação da Pequena Central Hidrelétrica – PCH Emas Nova.
O contrato trata da concessão de direito de uso da área de 3.895 m² para a instalação do projeto por um prazo de 35 anos e da autorização de uso da área de 5.290 m² para a instalação de canteiro de obras por um prazo de até 2 anos.
Ambas estão localizadas na Cachoeira de Emas e pertencem à Prefeitura Municipal de Pirassununga. A assinatura deste contrato tem fundamentação na Lei Municipal nº 4.911, de 30 de dezembro de 2015 e na Lei Orgânica do Município de Pirassununga. A contrapartida prevista no contrato é o pagamento de outorga anual de R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais) à Prefeitura. O primeiro pagamento será feito ainda neste mês.
Outra contrapartida é a realização de investimentos em obras e benfeitorias na Cachoeira de Emas somando o montante de R$ 1.300.000,00 (um milhão e trezentos mil reais), conforme Lei Municipal nº 4.911/2015, a serem executadas entre julho de 2022 e dezembro de 2023.
Com a assinatura do contrato, a equipe de engenharia da Aratu vai desenvolver o plano de obras considerando as áreas concedidas e objetivando a execução de grande parte da obras ainda este ano.
Vale ressaltar que não serão realizadas obras aos finais de semana e feriados e que será dada preferência à contratação de fornecedores e prestadores de serviço locais e regionais. A previsão de término das obras é em março de 2023.
A Aratu está com as autorizações regulatórias e licenças ambientais exigidas.
Para saber mais, foi criado o canal público PCH Emas Nova no aplicativo Telegram que será abastecido de informações sobre o projeto, andamento das obras e outras demandas que surgirem.
Fonte – Assessoria de Comunicação Social
Da Redação
Em breve, o Recanto Turístico de Cachoeira de Emas, onde hoje se encontram os prédios de antiga Usina Geradora de Energia, totalmente em ruínas, o que deixa uma visão terrivelmente ruim e deplorável e servindo para o abrigo de usuários de drogas e moradores de ruas, ganharão vida, deixando o local bonito e mais, gerando riquezas para o município, com a geração de energia.
Outro detalhe, a contra partida da empresa com o município irá melhorar a infraestrutura do Recando Turístico deixando-o com ar agradável e uma visualização bonita e atraente.
Desta forma, não iremos ver estes prédios “fantasmas” graças a iniciativa privada e a concessão assinada pelo prefeito Dr. José Carlos Mantovani.
Fotos – Rodrigo Furlan