Aparição de onça-parda tem aumentado em Pirassununga e região
O aumento de aparições de onças próximas a áreas urbanas, tem criado o “falso mito” de uma superpopulação desse felino nessas regiões. De fato o que tem crescido é a população humana, que se aproxima cada vez mais das poucas áreas naturais.
Especialistas avaliam que as onças continuam se reproduzindo nestas áreas, porém com a implantação de grandes plantações de cana, plantações de eucalipto e usinas aumentam as altas taxas de desmatamentos, provocando separação desses animais em busca de alimentos.
Nesta sexta-feira, 14 de agosto, nossa reportagem publicou matéria sobre onças pardas que preocupam moradores. De acordo com um agricultor, morador no Bairro Rural Santo Antônio Cavalheiro, relatou ataque a galinhas que teriam sumido. Ele fez um alerta inclusive sobre o grande número de ciclistas que andam em grupos nesta região.
CASO RECENTE NA AFA
No dia 21 de julho de 2020, foi divulgado que através das câmeras de segurança registraram três onças pardas em uma área de preservação dentro da Academia da Força Aérea. Nesta região existe operações conjuntas entre a Policia Militar Ambiental e a FAB para proteger os animais dos caçadores. Veja o flagrante das onças abaixo:
ATAQUE NO GALINHEIRO
Em 2015, Uma onça parda foi capturada em uma fazenda na zona rural entre Pirassununga e Leme. Segundo a Polícia Ambiental, o animal ficou preso dentro de um galinheiro, provavelmente à procura de comida. Veterinários foram chamados para retirar o animal com segurança do lugar.
A onça parda era adulta e tinha na epoca cerca de três anos. Foi solta após tratamento em uma mata de Pirassununga. Veja abaixo a reportagem da EPTV:
VISITA EM RESIDÊNCIA EM SÃO CARLOS
A Band mostrou a onça-parda que invadiu residencias buscando abrigo na cidade de São Carlos, segundo os moradores, ficaram surpresos ao ver o animal pulando sobre telhados. Veja o video do canal Band Jornalismo de 2019:
FRENTE A FRENTE EM JABOTICABAL
O Terra da Gente trouxe o flagrante feito João Souz, imagina a adrenalina ele estava observando aves em uma área rural quando o felino apareceu no meio da estrada de terra.
No entanto, quando o flagrante é feito em áreas urbanas, um sinal vermelho se acende, afinal, esse não é o habitat ideal para um felino selvagem. Infelizmente estes casos são cada vez mais frequentes devido à expansão urbana desenfreada, construções de rodovias que dividem áreas verdes e desmatamento constante.
RIBEIRÃO PRETO TEM CASOS REGISTRADOS
As aparições de onças-pardas nos centros urbanos pode ter relação com a forte produção agrícola existente no entorno dos municípios. No caso da onça que circulou por Ribeirão Preto, onde a expansão das lavouras de cana-de-açúcar pode ser o principal motivo para a dminuição de alimentos para estes animais.
A bióloga da Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), Renata Miotto, concorda. Para ela, as suçuaranas, como são também conhecidas as onças-pardas, acostumaram-se a encontrar alimento, como tatus, por exemplo, nas lavouras.
Assim, o animal passou a frequentar, cada vez mais, estas áreas de cultivo que estão mais próximas às cidades do que as áreas de mata nativa. “O animal sai da mata, cada vez menor, e passa a viver nos canaviais”, afirmou em reportagem para o canal nova cana de RP.