Agosto Dourado – Mês de incentivo à amamentação
Fortalecer a Amamentação – Educando e Apoiando: Recomendações sobre amamentação
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa sobre o Mês “Agosto Dourado” – Mês de incentivo à amamentação.
O mês de agosto é conhecido como “Agosto Dourado”, porque simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. As atividades do “Agosto Dourado” buscam defender e promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, podendo se estender até os dois anos ou mais de idade.
Quantas vezes deve-se amamentar ao dia?
Segundo o Ministério da Saúde, nos primeiros seis meses de vida, a amamentação deve ser em livre demanda, ou seja, sempre que a criança pedir.
Qual a duração de cada amamentação ou mamada?
Também, segundo o Ministério da Saúde, não há tempo exato. As mamadas devem ter o tempo suficiente para “esvaziar” a mama, e esse tempo, varia de mãe para mãe e até mesmo de mama para mama, além de variar entre as crianças, dependendo da fome de cada uma.
O importante é a mãe dar tempo suficiente para a criança “esvaziar” a mama, recebendo assim, o leite do final, que é mais calórico, contribuindo para a saciedade da criança e aumentando o intervalo entre as mamadas.
Uso da mamadeira e chupeta:
O Ministério da Saúde não recomenda o uso da mamadeira, seja para o aleitamento ou para fornecer “complementos” como chás, águas e outros leites, pois além de serem objetos com alto risco de contaminação, podem influenciar negativamente a amamentação materna, pois observou-se que algumas crianças tiveram dificuldades em mamar no peito das mães após terem a experiência da mamadeira.
As chupetas são igualmente não recomendadas pelo Ministério da saúde, por interferir negativamente na duração do aleitamento materno além de estar associada a maiores ocorrências de candidíase oral (sapinho), de otite média e de alterações na cavidade bucal.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal da Saúde, localizada na Av. Dr. Hermínio Ometto, 705 – Jd. Alvorada, ou através do telefone 3573-6599.
Fonte – Secretaria de Comunicação Social