Acusado de tentar matar enfermeira e matar estudante de biologia é preso após cerco
Após cerco cinematográfico a polícia prendeu no início da tarde desta quarta-feira, 18, Michael Douglas da Silva, 28, acusado de ter tentado matar uma técnica de enfermagem no sábado, 14, e no domingo, 15, ter assassinado com ao menos 28 “estocadas” a estudante de biologia da UNICAMP de Campinas/SP, Mayara Roqueto Valentin, 23.
A prisão ocorreu as 12h36 desta quarta-feira, 18, na Estrada da Serra da Paulista, região do Jardim Guanabara, após um cerco envolvendo policiais militares de São João da Boa Vista/SP, Águas da Prata/SP, ambos do 24º BPM/I, sediado na cidade acima mencionada, de equipes do 10º BAEP de Piracicaba/SP, do COE – Comando e Operações Especiais, sediado em São Paulo/Capital, do Canil da Guarda Civil Municipal de Vargem Grande Sul/SP e de policiais civis das pertencentes ao comando da Delegacia de Polícia Civil Judiciária de São João da Boa Vista.
Prisão
O boletim de ocorrência elaborado pelo delegado de polícia, Dr. Fabiano Antunes de Almeida, auxiliado pela escrivã Mariana Catano Bortalam, relata que diante dos boletins de ocorrência de Tentativa de Homicídio, ocorrido no sábado, 14 e do homicídio ocorrido no domingo, 15, tiveram ininterruptas diligências foram realizadas pelo município sanjoanense, bem como em cidades da região, em especial a da Serra da Paulista, local onde a vítima Mayara Roqueto Valetim foi encontrada em óbito com diversos ferimentos produzidos por arma branca.
De acordo com o delegado, informações chegadas até as autoridades policiais, davam conta de que nas proximidades de um Haras, localizado nas proximidades onde ocorreu a morte de Mayara, um indivíduo com as mesmas características e vestimentas do acusado de ter cometido o crime teria lá comparecido em busca de alimentos, no entanto após um breve diálogo com um dos funcionários daquela propriedade rural, teria se evadido em meio a densa vegetação existente.
Diante da informação, policiai civis de São João da Boa Vista e das cidades de região, em ação integrada juntamente com policiais militares das cidades de São João da Boa Vista e Águas da Prata (todos do 24º BPM/I), equipes do 10º BAEP sediado em Piracicaba/SP, do COE (Comando e Operações Especiais) com sede na capital paulista e o Canil da Guarda Civil Municipal da cidade de Vargem Grande do Sul/SP, seguiram para a região indicada para tentar capturar Michel Douglas da Silva.
Após buscas pelo local, que é composto por matas, vegetações e plantações e, depois de um cerco que contou com o apoio de todas das instituições acima mencionada, aconteceu a prisão do acusado que tentou fugir, mas diante ao cerco não obteve êxito.
Após ser preso, Michael levou os policiais civis tendo à frente o delegado de polícia, Antônio Carlos Pereira Junior, até onde estava a arma de fogo e o canivete utilizado nos crimes, sendo que com ele, em suas vestes estava o telefone celular da estudante de biologia Mayara.
No momento da prisão Michael na posse do telefone celular da vítima Mayara Roqueto Valentim, em suas vestes intimas. Foram apreendidos um canivete (provavelmente usado na morte de Mayara), um garrucha de calibre 32, que pode ter sido usado na tentativa de assassinato da técnica de enfermagem e dois cartuchos de calibre 32.
De depois de qualificado e ouvido, seguiu para a Cadeia Pública da cidade, onde permaneceu a disposição da justiça para audiência de custódia.
Os objetos apreendidos serão encaminhados para a perícia técnica.
Tentativa de homicídio
No sábado, 14, por volta das 09h08 os policiais militares Braido e O. Tiengo, do policiamento de área de São João da Boa Vista/SP que foram acionados via Copom para atendimento de ocorrência de tentativa de homicídio ocorrido em um apartamento localizado na rua Ademar de Barros, região central da cidade.
Pelo local, os policiais fizeram contato com a vítima, uma técnica de informática de 43 anos de idade, a qual se encontrava em companhia de uma amiga, onde tomaram conhecimento de que Michael pediu para a técnica de enfermagem ajudá-lo a arrastar um guarda roupa, no que ela foi, entrou no quarto dele e, enquanto empurrava o móvel, Michael de repente passou por de trás dela, desferindo um golpe com uma arma de fogo na testa da vítima e, na sequência apontando a arma para a mesma efetuou dois disparos, porém, não ocorreram os disparos, quando então a enfermeira entrou em lutar corporal passando a gritar por socorro, mas ninguém apareceu.
Assustado com a reação e com os gritos da vítima, o acusado deixou o local saindo correndo, com a arma em mãos. A vítima de tentativa de homicídio correu para seu quarto acionando a polícia.
Os policiais realizaram incursão no quarto do suspeito devido a porta estar aberta, sendo que na escada do prédio foi encontrada uma munição de calibre 22 intacta pela amiga da vítima que a entregou para os militares.
Com informações os policiais seguiram para a casa a avó de Michael, onde residia anteriormente, mas não o localizaram, sendo que conversaram com a genitora de Michael, que estava no local, a qual relatou que ele tem esquizofrenia, sendo que o filho já frequentou o CAPS de Saúde Mental, mas ultimamente somente faz uso de medicamentos.
A vítima passou por exame de corpo delito, sendo encaminhada ao plantão de polícia da Delegacia Seccional onde foi registrado o boletim de ocorrência de Homicídio Simples (tentativa).
Desaparecimento e morte
No início da noite de domingo, 15, foi registrado no plantão policial o boletim de ocorrência BP4759-1/2002, sobre o desaparecimento de Mayara Roqueto Valentim, onde a mãe informou que ela havia saído para caminhar por volta das 11h00 na Serra da Paulista, não tendo retornado até por volta das 19:10.
Após o registro da ocorrência amigos da vítima saíram a sua procura, até que por volta dás 22h00 a mesma foi encontrada por um dos amigos, conhecido como “Chiquinho do Fórum”, já sem vida e com sinais de violência, caída próxima a uma pedra em um local conhecido como Pedra do Urubu.
Logo após o encontro da vítima ter sido noticiado no plantão policial, seguindo para o local o delegado de polícia Dr. Antônio Carlos Pereira Júnior juntamente com os investigadores de polícia Leandro, Alexsandra, Rodrigo e Mazzi, constatando que a vítima, Mayara, estava em decúbito ventral ao lado de uma pedra, trajando camiseta de manga comprida e calça leging e tênis, apresentando diversos ferimentos pelo corpo aparentemente causados por instrumento pérfuro-cortante.
Também estiveram no local policiais militares entre eles o Cb. PM Braido e o Sd PM dos Santos, além do Perito Criminal Cleber e o fotógrafo policial Everton, sendo que durante os trabalhos de perícia foi possível verificar que a vítima apresentava ferimentos nas costas, braços, pescoço, peito e nas nádegas. Uma das orelhas também apresenta ferimentos como se um pedaço tivesse sido arrancado.
Além das vestes a vítima tinha um anel em uma das mãos. Durante as buscas pelo local foi encontrado um óculo de sol, que estava um pouco distante da vítima e outro anel mais próximo do corpo, além de quatro latas de cervejas espalhadas no local.
O perito criminal após os exames apresentou aos policiais as vestes íntimas da vítima.
O corpo seguiu para o IML de São João da Boa Vista.